banner_01

banner_02

banner_02

  • olhar para o céu... sonhar com o futuro .

  • ... aprender na prática ...

  • ... uma aposta de sucesso...

AEAS

Bibliotecas do Águeda Sul celebram março mês da leitura

 

ms da leitura foto

Durante o mês de março, o serviço de bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul (AEAS) levou a cabo um programa de atividades destinadas a promover a leitura e o debate de ideias, a palavra dita na arte de palco e a escrita, bem como alguns concursos. Tudo isto porque se entende que é preciso estimular o prazer de ler para se ser. Ler praZSer foi, assim, o mote deste conjunto de iniciativas.

Alunos do pré-escolar e ensino básico, num total de 988, conheceram novos livros e histórias, pela voz dos próprios autores: Nuno Valente (2.º ciclo), Marília Ascenso e Ana Luísa Carrola (1.º ciclo), César Afonso (3.º Ciclo) e Alice Cardoso (Pré-escolar).

O ensino secundário teve oportunidade de apreciar Breathturn, interpretado por Quenede Pires, ex-aluno da ES Marques de Castilho, uma dramatização sobre as experiências e as dores de crescimento de um jovem de 18 anos, em duas sessões, envolvendo 191 alunos.

Ao longo do mês, foram também promovidos e dinamizados três concursos. O AEAS associou-se à iniciativa nacional Miúdos a Votos, promovida pela Visão Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, com objetivo de eleger os livros favoritos das crianças e jovens portugueses, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania. Nesta eleição, participaram 108 alunos do 2.º ciclo e 279 do 3.º ciclo do AEAS. Dia 20 de abril serão conhecidos os resultados desta votação nacional.

Outro concurso foi a fase concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura que teve lugar na Escola Secundária Marques de Castilho (ESMC), no dia 18 de março, e onde ficaram apurados os alunos que irão representar o Concelho de Águeda, no dia 27 de maio em Albergaria-a-Velha. O AEAS terá dois alunos na final, Carolina Semblano (9.ºC) e João Sousa (10.ºC1), ambos da ESMC.

Finalmente, no âmbito concursal, o AEAS associou-se, pela terceira vez consecutiva, à iniciativa nacional Histórias de Encantar da Ajudaris, submetendo cinco textos criados por crianças até ao segundo ciclo, sobre o tema da família, que irão fazer parte da publicação Histórias da Ajudaris17, após serem ilustradas por ilustradores profissionais. Ainda neste âmbito, a EB de Aguada de Cima participou no encontro Ajudaris16, Histórias de Encantar, no dia 4 de Março, no Museu Brincar, em Vagos, levando a palco a dramatização do texto “programa de culinária”, inspirado nos textos escritos e publicados na edição de 2016, sobre o tema da alimentação.

Foi ainda dinamizada a atividade Literatura de Cordel com sete turmas do 2.º e 3.º ciclo, um exercício de escrita criativa inspirado em imagens que deram origem a narrativas em verso. Por fim, cerca de 40 professores do AEAS participaram num encontro com o sociólogo Rui Brites e a escritora Ana T Nunes, onde se falou do conceito de felicidade e de como as viagens, a escrita e a leitura podem ser catalisadoras de reflexões pessoais sobre o quem somos, onde estamos e para onde queremos ir.

ms da leitura foto

 

Orçamento Participativo

Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos - AEAS

logo

Grupo de Observação de Aves (GOA)

birdwatcher-2

Bibliotecas - Novidades

bm ma

Seguranet

seguranetA ESMC participa no projecto Seguranet, que tem por objectivo promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da internet. 

Mais informações...

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates