AEAS

Serviços de Psicologia e Orientação

(SPO)

SABER +

 O BOM ALUNO NÃO É AQUELE QUE PASSA O SEU TEMPO LIVRE A ESTUDAR, MAS O ALUNO QUE SABE COMO ORGANIZAR O TEMPO DE MANEIRA A ESTUDAR E A FAZER OUTRAS COISAS DE QUE GOSTA.

Organiza as tuas atividades semanais em função de:

 

Motivação

“Merecem louvor os homens que

em si mesmos encontraram o

impulso e subiram nos seus

próprios ombros

(Séneca)

  • Aprendes mais facilmente e com mais entusiasmo quando estás motivado e interessado, não tendo dificuldades em te concentrares e em raciocinar.
  • Possuis uma série de sentimentos e factores emocionais que reforçam o teu entusiasmo e a tua persistência perante os contratempos normais da vida.
  • Consegues ver no estudo um meio para alcançares os teus objetivos.
  • Estabeleces uma relação entre os teus estudos e os teus interesses pessoais, os teus projetos futuros.
  • Estudas um tema que te interessa pela motivação que depende de ti e consegues com isso bons resultados
  • Obténs satisfação onde outros não a encontram.

  Acredita nas tuas capacidades, no teu trabalho e esforço!

Concentração

A concentração é a capacidade de ter em mente apenas um único pensamento, é a atenção voltada para um único ponto. Estamos concentrados quando temos em mente apenas um único objetivo ou uma única imagem mental.

O que deves fazer para desenvolver a concentração?

  • ADOTA HÁBITOS NO TEU DIA A DIA QUE CONTRIBUAEM PARA TREINARES A CONCENTRAÇÃO;
  • FAZ UMA COISA DE CADA VEZ E QUANDO ESTIVERES A FAZER UMA ATIVIDADE DEVES TER TODA A ATENÇÃO VOLTADA SOMENTE PARA ELA;
  • DEDICA O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO PARA CONCLUIRES UMA DETERMINADA ATIVIDADE E, SOMENTE APÓS A TERES CONCLUIDO, PASSAS PARA UMA PRÓXIMA; E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ TERMINARES O TEU DIA.

MENOR concentração

MAIOR concentração

  • cansaço
  • doença
  • ansiedade
  • sonolência
  • estar mal alimentado
  • Ausência de pausas no estudo
  • Preocupações
  • Antipatia por algumas disciplinas
  • Distrações (ex:TV, rádio, ruídos, jogos,…)
  • Condições físicas inadequadas (falta de luz, posições incorretas,…)
  • Cuidado na escolha do local de estudo
  • Presença de material necessário
  • Estudo alternado de disciplinas “fáceis” e “difíceis”
  • Maior atenção às disciplinas menos favoritas
  • Estudo regular de 30 a 40 minutos,
  • Introdução de pequenas pausas no estudo, retomando-o a seguir
  • Postura física adequada
  • Revisão de todas as disciplinas numa semana
  • Organização de um horário de estudo

Organização

COMO ORGANIZAR O MEU ESTUDO?

Ao longo da semana tens um horário com as tuas aulas, bem como com outras atividades associadas aos períodos de alimentação, explicações, prática desportiva, entretenimento…

Elabora um horário semanal de estudo/Planificação semanal de Estudo:

Dia/Hora

Disciplina

Matéria

(assuntos,…)

Materiais

(manual, nº da lição, textos de apoio)

Atividades

(ler, sublinhar, esquematizar, copiar, resolver)

Observações/decisão

(o que já sei, as dúvidas a colocar ao professor, o que é preciso rever…)

Implementar um Método de Estudo

Pré-Leitura:

  • fazer resumos, destacar títulos, definir objetivos, formular questões a que se pretende responder com o estudo…

Leitura:

  • ler com atenção e detalhadamente….Sublinhar o mais importante (utilizar cores/traços diferentes)

Esquema:

  • elaborar resumo da matéria através da selecção de palavras ou ideias-chave. O esquema é importante porque:
  • contém a matéria condensada;
  • auxilia na compreensão e formulação de ideias;
  • favorece a concentração;

Memorização:

  • Promove a repetição da leitura do esquema;
  • É mais eficaz quando é espaçada no tempo.

Auto-Avaliação:

  • Repete o que aprendeste por palavras tuas
  • Responde às perguntas que formulaste sobre a matéria

Aprendizagem

O estilo de aprendizagem diz respeito ao modo que utilizas para tratares a informação, isto é, a forma como a informação é apreendida, processada e relembrada.

TIPOS DE ESTILOS:

Estilo linguístico – visual:

  • aprendes melhor através das palavras escritas, mapas ou fichas/dossiês de trabalho;
  • relembras melhor o que leste do que o que ouviste

Estratégias: Utiliza diversos materiais escritos. Certifica-te que tiras apontamentos nas aulas.São fundamentais para a tua aprendizagem

Estilo linguístico – auditivo:

  • Aprendes ouvindo. Compreenderás e recordarás melhor palavras ou factos que integraste ouvindo;
  • Aprendes melhor as coisa que ouves do que as que lês;
  • Aprendes melhor se alguém te ler um livro do que se fores tu próprio a lê-lo em silêncio.

Estratégias: Utiliza audição de gravações, recorda a exposição do professor, verbaliza as aprendizagens com colegas ou professores.

Estilo combinação cinestésico/auditivo/visual:

  • Aprendes fazendo, experimentando, implicando-te ativamente. A manipulação de material acompanhada da visualização e audição de números e de palavras terão uma influência positiva;
  • Constróis modelos, esquemas, relembrando melhor o que aprendeste.

Estratégias: trabalho de leitura + resolução numérica + esquemas + escrita + exploração/manipulação + audição/visionamento/cassetes áudio que se relacionam com a tarefa.

Estilo aprendizagem individual:

  • Produzes mais e melhor quando trabalhas sozinho;
  • Aprendes e compreendes melhor quando estudas sozinho do que trabalhando com outra pessoa;
  • Valorizas mais as tuas ideias e pouco as ideias alheias.

Estratégias: Aproveita a biblioteca e outros espaços em que possa trabalhar.

Estilo aprendizagem em grupo:

  • Não produzes tanto trabalho quando trabalhas sozinho do que com colegas ou acompanhado;
  • Dás valor às opiniões e preferências dos outros;
  • Preferes a interação em grupo porque aumenta a tua aprendizagem e a evocação dos conhecimentos;
  • Gostas de estudar com outras pessoas.

Estratégias: Aprendes melhor quando estudas em grupo na troca ideias com outras pessoas

Estilo expressivo – oral :

  • Comunicas facilmente o que sabes. Dizes o que pensas e sentes sem dificuldades. Ao responderes a perguntas fá-lo melhor oralmente do que por escrito.

Estratégias: Participar oralmente na aula, dizendo o que sabes e pensas com calma e sentido de oportunidade.

Estilo expressivo-escrito:

Escreves composições fluentes e respostas completas e elaboradas, mostrando com facilidade os teus conhecimentos.

Incomodas-te com situações de oralidade.

Estratégias: Necessitas de escrever relatos, manter cadernos de notas e outros escritos.

Testes

A ansiedade e o medo são inimigos do sucesso. São normais numa situação de avaliação. Porém, podes moderá-los.

Deves sentir que um teste:

  • serve como informação para te poderes aperfeiçoar e não como punição;
  • é um meio para avaliar a aprendizagem e trabalhar de forma mais concentrada e empenhada;
  • é uma motivação para o estudo (achas que te vais sair bem!);
  • serve para aprender.

Na véspera do teste:

  • faz uma última revisão geral, uma vez que tens vindo a estudar sistematicamente.

Conselhos para o dia do teste:

  • evita estudar ou fazer revisões: pode baralhar-te e tornar-te ansioso;
  • chega antes da hora marcada;
  • escuta com atenção as indicações dadas pelo professor;
  • lê o teste todo antes de começar a responder;
  • lê com atenção cada pergunta e ordena mentalmente a resposta….vai controlando o tempo;
  • Evita demorar tempo com questões mais complicadas, passa para outra. Ou então responde às que consideras mais fáceis, depois continua com as perguntas mais difíceis;
  • mantém a calma;
  • evita o “espírito santo de orelha” porque normalmente conduz a erros;
  • concentra-te na resolução do teu exercício, não é egoísmo dedicarmo-nos a resolver o nosso próprio teste;
  • tenta responder ao teste de uma forma clara e com letra legível;
  • finalmente, revê as tuas respostas. Faz as correcções que achares necessárias e entrega o teu teste.

OS RESULTADOS SERÃO POSITIVOS, SE REALMENTE TIVERES ESTUDADO!

Caderno Diário

O caderno diário é um elemento fundamental para o teu trabalho na sala de aula, por isso deves trazê-lo todos os dias. As disciplinas são diferentes, aconselha-te com o professor sobre qual o melhor modo de organizar o teu caderno. Mesmo assim, qualquer que seja a disciplina, há regra que deves sempre seguir:

  • escreve o nº e o dia da lição;
  • regista o sumário;
  • copia o que for escrito no quadro ou projetado;
  • toma notas dos assuntos importantes falados na aula;
  • anota os trabalhos para realizar em casa;
  • regista as datas das fichas e dos trabalhos.

 

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

logo clubes

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates