AEAS

1ºCEB António Graça-Barrô visita empresas do Turismo Industrial de S João da Madeira

Visita de Estudo 3

No dia 1 de março, os alunos do 1º Ciclo, da Escola Básica António Graça – Barrô, acompanhado dos professores e assistentes, no âmbito do empreendedorismo, realizaram a sua visita de estudo às empresas Viarco, Helsar e Evereste em São João da Madeira onde conheceram a sua história e todo o processo de produção de lápis e calçado, respetivamente.

 O Turismo industrial deste concelho é constituído por um conjunto de circuitos turísticos ao património industrial, com o objetivo de conjugar a preservação do legado arqueológico industrial com a promoção das indústrias consideradas tradicionais e das novas indústrias criativas e tecnológicas.

A receção dos alunos foi efetuada no Welcome Center que funciona na emblemática Torre da Oliva, que para além da sua função de central de reservas, funciona igualmente como espaço de acolhimento de todos os visitantes. 

A Viarco é a única fábrica de lápis em Portugal, e, provavelmente, uma das mais versáteis a nível mundial. A sua história é antiga, tem início em Vila do Conde, no ano de 1907 e naquela época era conhecida como “Portugália – Fábrica Portuguesa de Lápis”. Em 1931, tem um ponto de viragem, quando Manoel Vieira Araújo, industrial experiente da chapelaria, adquire a empresa. No ano de 1936 é registada a marca que se tornaria emblemática para o país e acompanharia gerações de portugueses até aos dias de hoje – Viarco. Cinco anos depois, em 1941 a empresa muda-se para S. João da Madeira. Sempre atenta à evolução do setor, a Viarco produz uma vasta gama de lápis técnicos e de uso comum.
Helsar, o nome surgiu da junção de outros dois, Hélder e Sara, e pretendeu servir de homenagem aos filhos primogénitos dos dois sócios fundadores. Criada em 1979, a Helsar - Indústria do Calçado, SA dedica-se inicialmente, ao fabrico de sapatos de criança. Um ano mais tarde começa a produzir exclusivamente calçado feminino de alta qualidade, atividade que se prolonga até aos dias de hoje. Sofisticação, criatividade e originalidade estão presentes em cada criação e sustentam o estatuto que a empresa atingiu, posicionando-se entre as melhores, a nível nacional, no que diz respeito a fabricantes de sapatos de senhora. É pioneira em Portugal no fabrico de sapatos entrançados, através de um processo manual, com design exclusivo.
Evereste é uma das mais prestigiadas fábricas de calçado masculino, onde com respeito à tradição desde 1942 se criam os sapatos Evereste, Cohibas, PERKS e Miguel Vieira, entre outras marcas internacionais. É extraordinário descobrir como se fabrica o calçado dos tempos modernos, que alia magistralmente a alta qualidade das peles, o design inovador e uma forte componente artesanal. Entra-se no mundo Evereste, onde cada par de sapato conta uma história com mais de sete décadas de laboração dedicadas exclusivamente à qualidade, ao requinte e ao saber-fazer com distinção e passado de geração em geração.

Visita de Estudo 1 Visita de estudo 2 Visita de Estudo 4 Visita de Estudo 5

 

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

Logo do Certificado Prancheta 1

IDEIAS2

oferta 23_24

logo clubes

Crit Aval

Aval.AEAS

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates