banner 01

banner02

banner03

banner 05

banner 04

  • Crescemos juntos para o sucesso

  • ... aprender na prática ...

  • Interculturalidade e cidadania

  • Experiência, Transformação, Conhecimento

  • Conhecimento com arte

AEAS

Comemoração do Dia da Europa na ESMC

DE1

Na Escola Secundária Marques de Castilho de Águeda as comemorações do Dia Europa começaram no dia 7 de maio com uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Clube da Europa, da Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu e dos vinhos da região demarcada da Bairrada da Quinta do Barro Soalheiro.

DE2 DE3 Da parte da tarde realizou-se, na Biblioteca da Escola, uma palestra sobre “O Futuro da Europa: Cidadania, Juventude e Diversidade” que tiveram como oradoras convidadas duas deputadas do Partido Socialista: Drª Margarida Marques e Drª Carla Tavares que partilharem a sua visão sobre ”O FUTURO DA EUROPA: CIDADANIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE”. Foi uma sessão bastante participada em que, partindo da história da construção da própria Comunidade Europeia, se chegou à actualidade, reflectindo-se sobre os problemas e desafios que se colocam aos diferentes estados membros no sentido da promoção de uma Europa mais unida, solidária e colaborante, onde todos têm lugar, especialmente os jovens de quem se espera uma cidadania ativa em prol do futuro da União.

No dia 8 de maio foi realizada uma dramatização de uma lenda da região de Águeda, a Lenda da Bicha Moura, dinamizada pela Professora Conceição Dias e pelos alunos do Clube da Europa a que se segui uma atuação das Velhas Guardas do Cancioneiro de Águeda onde o passado se encontrou com o presente para a construção do futuro.

As 28 bandeiras da E.U. foram colocadas no átrio da ESMC e às 9.30h do dia 9 de maio houve o hastear da bandeira ao som do Hino Europeu interpretado pelos alunos do Conservatório de Música de Águeda sob a direcção do Professor Joaquim Vidal. Esteve presente nesta cerimónia a Vereadora da Câmara Municipal de Águeda, Drª Elsa Corga. Da parte da tarde realizou-se uma Visita guiada, pelo Conservador Executivo Dr. Vieira Duque, à Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro onde se procurou promover a ligação à Europa pela arte.

No dia 10 de maio realizou-se um peddy-paper dinamizado pelo SVE do Centro Juventude de Águeda.

Finalmente, até 15 de maio, pode ser vista, no Átrio principal da escola, uma exposição itinerante por ocasião do 60° aniversário dos Tratados de Roma, intitulada “Europa 60 Anos” organizada pelos Parlamento Europeu, Conselho da União Europeia e Comissão Europeia.

Da parte da tarde realizou-se, na Biblioteca da Escola, uma palestra sobre “OFuturo da Europa: Cidadania, Juventude e Diversidade” que tiveram como oradorasconvidadas duas deputadas do Partido Socialista: Drª Margarida Marques e DrªCarla Tavares que partilharem a sua visão sobre ”O FUTURO DA EUROPA:CIDADANIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE”.Foi uma sessão bastante participada em que, partindo da história da construção daprópria Comunidade Europeia, se chegou à actualidade, reflectindo-se sobre osproblemas e desafios que se colocam aos diferentes estados membros no sentidoda promoção de uma Europa mais unida, solidária e colaborante, onde todos têmlugar, especialmente os jovens de quem se espera uma cidadania ativa em prol dofuturo da União.No dia 8 de maio foi realizada uma dramatização de uma lenda da região deÁgueda, a Lenda da Bicha Moura, dinamizada pela Professora Conceição Dias epelos alunos do Clube da Europa a que se segui uma atuação das Velhas Guardasdo Cancioneiro de Águeda onde o passado se encontrou com o presente para aconstrução do futuro.As 28 bandeiras da E.U. foram colocadas no átrio da ESMC e às 9.30h do dia 9 demaio houve o hastear da bandeira ao som do Hino Europeu interpretado pelosalunos do Conservatório de Música de Águeda sob a direcção do Professor JoaquimVidal. Esteve presente nesta cerimónia a Vereadora da Câmara Municipal deÁgueda, Drª Elsa Corga. Da parte da tarde realizou-se uma Visita guiada, peloConservador Executivo Dr. Vieira Duque, à Fundação Dionísio Pinheiro e AliceCardoso Pinheiro onde se procurou promover a ligação à Europa pela arte.No dia 10 de maio realizou-se um peddy-paper dinamizado pelo SVE doCentro Juventude de Águeda.Finalmente, até 15 de maio, pode ser vista, no Átrio principal da escola, umaexposição itinerante por ocasião do 60° aniversário dos Tratados de Roma,intitulada “Europa 60 Anos” organizada pelos Parlamento Europeu, Conselho daUnião Europeia e Comissão Europeia.

 

Melhor Turma 2017 /2018

MT2

Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos - AEAS

logo

OPE 2018 Despacho 436-A/2017 e Aviso de Abertura

OPEME     OPEAS

 Centro Qualifica AEAS-Pré-Inscrição 

CQualifica

 

Bibliotecas - Novidades

bm ma

Grupo de Observação de Aves (GOA)

birdwatcher-2

Seguranet

seguranetA ESMC participa no projecto Seguranet, que tem por objectivo promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da internet. 

Mais informações...

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates