AEAS

Jogar limpo com os Autores

No passado dia 18 de Novembro teve lugar na biblioteca uma sessão sobre "Direitos de Autor", dinamizada pelo Dr. Lucas Serra da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
Foi uma iniciativa promovida no âmbito do plano de atividades da Rede de Bibliotecas Concelhio e, por isso, contou com a presença de alunos do Ensino Básico dos Agrupamentos de Fermentelos, do Agrupamento de Escolas de Águeda e de alunos do Ensino Secundário da nossa escola, maioritariamente de cursos profissionais.
Os alunos tiveram oportunidade de conhecer o papel da SPA na representação e regulação dos direitos do autor, o número de autores registados; de refletir sobre as questões financeiras e éticas associadas aos crimes de violação dos direitos de autor; e de aprender a diferença entre autor e artista. Reconheceram os valores subjacentes ao comportamento a adotar no âmbito da utilização de informação de outros em trabalhos escolares e de como a criatividade e originalidade de uma criação artística deve ser respeitada quer ao nível da utilização para fins pessoais ou escolares quer para fins de publicação de informação. Perceberam que o conhecimento e a criação existem para ser partilhados, mas que devemos ser honestos e jogar limpo com as criações de todos os autores.
Estes alunos ganharam noção  sobre a dimensão ética de muitos dos seus comportamentos no acesso e utilização da informação e apreenderam o conceito da utilização responsável da informação.
 
Esta sessão deu seguimento a outras que tiveram lugar no dia 17 Novembro, a propósito de uma iniciativa lançada pela Microsoft a nível mundial, designada por Cidadania Digital e Conteúdos criativos. A biblioteca promoveu a divulgação desta iniciativa em duas turmas do ensino secundário, sensibilizando os alunos para o respeito pelos direitos de autor e para a necessidade de se combaterem as práticas de pirataria informática com as quais muitas vezes compactuamos.
O programa Cidadadania Digital é destinado a alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário, encontra-se estruturado em 4 unidades temáticas. Os docentes interessados em contribuir para a educação dos valores da cidadania nesta matéria, tornando a propriedade intelectual e os direitos de autor temas relevantes para os jovens, podem contatar os serviços da biblioteca para calendarizar possíveis atividades."
 

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

Logo do Certificado Prancheta 1

IDEIAS2

oferta 23_24

logo clubes

Aval.AEAS

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates