AEAS

Alunos do 9º ano da escola Profº Artur Nunes Vidal em S. Miguel - Açoresl

AZ1

De 18 a 21 de maio de 2018, as turmas do 9º ano da escola Profº Artur Nunes Vidal - Fermentelos, do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, embarcaram numa inesquecível aventura pela ilha de S. Miguel dos Açores. A viagem decorreu sem incidentes e os dias estiveram agradáveis.

Os alunos relacionaram-se de forma excelente e foi para nós um privilégio o facto de termos sido tão bem acolhidos nestas ilhas do grupo oriental do arquipélago dos Açores.

À chegada ao aeroporto João Paulo II, tínhamos uma guia à espera que nos conduziu à pousada de S. Miguel. Pelas 14:30 iniciámos o percurso pedestre em Ponta Delgada. Descemos na companhia da guia de turismo, em direção à igreja do Colégio dos Jesuítas, museu Carlos Machado, à igreja matriz, porta da cidade, estátua de Gonçalo Velho Cabral, edifício dos Paços do Concelho, Palácio da Conceição e Igreja de todos os Santos. Estes monumentos históricos demonstram a utilização das rochas vulcânicas na arquitetura urbana da cidade. Terminámos este dia com um jantar no restaurante - O avião - e regressámos, de seguida, à pousada.
No segundo dia, iniciámos o percurso de descoberta científica, histórica, paisagística e cultural, da região central da ilha de S. Miguel pelas 9:00 horas. Deslocámo-nos num Big Truck até ao miradouro da lagoa do fogo, seguindo para a caldeira velha onde os alunos se deliciaram num banho de águas quentes e visita à caldeira. Descendo pela encosta norte chegámos à cidade da Ribeira Grande para contemplar a arquitetura barroca dos séculos XVII e XVIII que tanto carateriza esta cidade. Em contacto com a natureza fez-se um pequeno passeio pedestre, denominado " Salto do Cabrito até à central hidroeletrica, atualmente desativada. No regresso visitámos as plantações de Ananases e o cultivo desta fruta tropical. Como o dia estava excelente, os alunos "saborearam" as águas do oceano em frente à Marina de Ponta Delgada. Terminou-se com o jantar no restaurante junto à marginal de ponta delgada - Yacht Club e concluímos o dia com um simpático convívio, reconhecendo a vista noturna da cidade de regresso à pousada.
No terceiro dia, o percurso geológico e paisagístico nesta ilha iniciou-se na fábrica de chá Gorreana que mantém a sua atividade, ininterruptamente, desde 1883. Com extensas plantações que se avistam em redor do edifício sede, ali se produz chá preto (variedades Orange Pekoe, BrokenLeaf e Pekoe) e verde (Hysson), de qualidade reconhecida. Para além desta vertente, existe ainda uma outra, de carácter museológico, pois a fábrica continua a utilizar maquinaria do século XIX e inícios do século XX. Aqui foi possível provar as diversas variedades de chá. Seguiu-se para o Miradouro do Pico do Ferro, com vista para a maior e mais antiga caldeira da ilha, onde se encontra o mágico vale das furnas com a sua lagoa e fumarolas.
Observou-se como se cozinha o famoso cozido das furnas, seguidamente degustaram esse prato e outros no restaurante local. Depois do almoço, visita às fumarolas do centro da freguesia, seguindo -se a visita ao Parque Terra Nostra onde os alunos se banharam nas águas quentes do parque. Terminámos o dia com um jantar no Restaurante Ramires e em convívio.
No último dia, e antes de apanhar o avião para o Continente, ainda se visitou a parte oeste da ilha, as sete Cidades. Fomos em direção à lagoa do Canário por um trilho pedestre que nos levou ao miradouro da grota do inferno, com uma vista de cortar a respiração, aqui ficámos pelo caminho devido às condições atmosféricas. De seguida, fomos para o miradouro da vista do Rei em big truck- uma viatura de tração às quatro rodas - com uma vista panorâmica sobre a lagoa das sete cidades e as suas diferentes cores como pano de fundo. Visitou-se, de seguida, a Lagoa de Santiago. Através de uma estrada de montanha, "cumeeira", foi possível avistar as belas paisagens da zona central da ilha. Seguimos para a zona termal da Ferraria e Mosteiros onde tomaram banho nas águas quentes do oceano.
Para finalizar a nossa estadia nos Açores, os alunos aproveitaram para recolher materiais e divertirem-se nas termas Açorianas. Às 17:50h, o big truk levou-nos para o aeroporto João Paulo II, aqui jantámos e compramos os presentes para os familiares. Posteriormente, apanhámos o avião com destino a Lisboa. Chegámos a Fermentelos, por volta da 01:00h.
Tudo correu como o previsto. A maioria dos alunos teve um comportamento excelente e saímos da ilha incomensuravelmente mais enriquecidos, com as paisagens deslumbrantes, geologicamente mais esclarecidos e culturalmente mais elucidados, com laços de amizade novos, renovados e reforçados.

AZ2 AZ4 AZ3

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

ecoescolas

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.