AEAS

DAC 5º ANO - AGUADA DE CIMA

No âmbito do projeto das DAC da equipa educativa dos quintos anos, subordinado ao tema “Os Direitos Humanos: o caminho  para a igualdade” com os subtemas “Direitos da Mulheres”; “Direitos das Crianças”; “Direitos  dos Idosos” e “Direitos do Portador de Deficiência”,  em articulação com os temas/domínios  “Direitos Humanos”, “Igualdade de Género” de Cidadania e Desenvolvimento, foi comemorado o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher e apresentados à comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos ao longo do segundo período sobre “os direitos das mulheres”.

No início do primeiro tempo de aulas, convidaram-se os alunos a ouvir e refletir sobre o discurso da Malala Yousafzai na Organização das Nações Unidas (ONU). A ativista Paquistanesa, foi a primeira pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz, pela sua intervenção em defesa dos direitos das mulheres de terem acesso à educação. Julgamos de primordial importância incutir nos nossos alunos valores humanos  que conduzam à construção de um mundo melhor e mais justo. No átrio da escola, foi montada uma exposição com os trabalhos realizados pelos alunos em várias disciplinas, nomeadamente, “o bilhetes de  identidade” de 60 mulheres portuguesas e estrangeiras que se destacaram na história pelos seus feitos e conquistas. Foram também expostas peças de vestuário que as mulheres usavam antigamente, gentilmente cedidas por alguns alunos e pela professora de Educação Moral  Religiosa e Católica. Na disciplina de Educação Moral  Religiosa e Católica foi pedido aos alunos para num desenho legendado representarem a mulher e o seu papel na sociedade e foi, assim, estabelecida uma articulação disciplinar com todos os alunos do agrupamento do primeiro ao nono ano. Foram também partilhados com a comunidade gráficos com dados estatísticos sobre diferenças existentes entre homens e mulheres, a nível de cargos, vencimentos e outros, realizados pelos alunos nas disciplinas de matemática e Ciências. Foi elaborado e projetado no átrio da escola um Emaze com as 60 mulheres, ao som da música da cantora Cláudia Pascoal “Nasci Mulher”. Nos últimos dois tempos da manhã, sob a supervisão do docente de Educação Física, foram desenvolvidas atividades desportivas com a participação das três turmas do quinto ano.

E como não podia faltar num dia de comemoração, os alunos foram oferecer a todas as mulheres da escola, professoras e funcionárias, uma caixinha feita na disciplina de Educação Visual com uma orquídea e uma dedicatória à mulher, elaborada na disciplina de Português.

Por último e não menos importante, as professoras foram presenteadas na sala dos professores por um lanche organizado pelos homens da escola.


“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é solução.” Malala yousafzai 

 

 

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

Logo do Certificado Prancheta 1

IDEIAS2

oferta 23_24

logo clubes

Crit Aval

Aval.AEAS

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates