AEAS

Projeto: “Lançar Pontes, Falar de Nós”

foto 3 projeto manuela

Projeto: “Lançar Pontes, Falar de Nós” comemorou 7º aniversário.

No dia 29 de outubro comemorou-se na Escola Básica de Aguada de Baixo o 7º aniversário do Projeto Lançar Pontes, Falar de Nós que é implementado para encontrar conjuntamente pontes de articulação de culturas sem que uma fira ou desrespeite a outra. Espera-se a harmonia das crianças e jovens de etnia na convivência da escola, valorizando o espaço escola, melhorando a frequência e prevenindo o abandono escolar precoce.

A esta comemoração juntaram-se os alunos de etnia cigana da EB2 de Aguada de Cima com os quais se iniciou o Projeto e participaram nas atividades. Numa primeira etapa, circularam pelas turmas do 1º ciclo em conjunto com as crianças do ensino pré-escolar e apresentaram o seu testemunho relativamente às vivências e aquisições que o Projeto lhes proporcionou ao longo destes sete anos. Os alunos do 1º ciclo tinham também preparadas algumas perguntas para lhes fazerem.

A segunda etapa consistiu na visualização conjunta de registos fotográficos, trabalhos e alguns símbolos associados à história do Projeto e da cultura cigana. Foi apresentado o hino do projeto “Vamos Construir” e reproduzido por todos, acompanhados pelo som da guitarra da professora Maria Miguel Almeida.

Convidaram-se alguns representantes das Instituições e Serviços que têm sido parceiros e que têm colaborado com a Equipa do Projeto, nomeadamente, a Drª Elsa Corga, vereadora da Educação e Bruno Monteiro, Mediador Cultural da Câmara Municipal de Águeda; a Drª Cláudia Camarinha, Técnica de Serviço Social do Centro Social Infantil, de Aguada de Baixo e a Drª Vera Felício, Técnica de Serviço Social, da Santa Casa da Misericórdia de Sangalhos; a Drª Dalila Almeida, da Direção do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul e o Coordenador da Escola Básica 2 de Aguada de Cima, Dr. Fernando Cordeiro. Juntaram-se a nós a Drª Rosália Coelho e a Drª Maria Miguel Almeida que foram participantes ativas no Projeto em anos letivos anteriores. Agradecemos a disponibilidade e a generosidade da maioria dos convidados que esteve presente nesta comemoração que, como qualquer aniversário, teve direito a bolo.

No final estavam preparados 4 jogos, 3 no recinto exterior e um no salão: “Poupar água”, “Tiro ao Alvo”, “Percurso de obstáculos” e “Dança com bola “.

Foi uma manhã diferente e divertida!

foto 1 atividade manuela

foto 2 projeto manuela

foto 3 projeto manuela

 

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

Logo do Certificado Prancheta 1

IDEIAS2

oferta 23_24

logo clubes

Crit Aval

Aval.AEAS

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates