AEAS

Poesia e Canções do Zeca Afonso na Marques Castilho

zeca1

No arranque do terceiro período, em sete de Abril, foi feita uma evocação à revolução de 74, pelas vozes de José Fanha e de Daniel Completo, no Polivalente da Escola Secundária Marques de Castilho, tendo por mote o livro/disco AILÉ! AILÉ! Zeca cantado e contado, editado a propósito dos 40 anos do 25 de Abril.

A parceria entre o declamador e escritor José Fanha e o músico Daniel Completo resultou num espetáculo envolvente, destinado a mais de 250 alunos, maioritariamente do Ensino Secundário, que pretendeu ser um instrumento de aprendizagem sobre a poesia que inspirou e acompanhou Zeca Afonso antes e depois da Revolução dos Cravos.

Nesta experiência, além do roteiro literário e musical, os alunos tiveram também oportunidade de ouvir o reconto na primeira pessoa sobre a história de um país empobrecido, cinzento e colonial, governado por uma ditadura que abafava a voz e o pensamento de quem tinha a ousadia de falar, escrever e cantar diferente da ideologia no poder. Como tantos outros, este país era feito de um tenaz povo de viajeiros, descobridores, pescadores, agricultores, soldados, intelectuais, emigrantes e empreendedores. Porém, este povo conseguiu fazer uma extraordinária revolução sem balas e sem mortes. E foi assim que as formigas no carreiro conseguiram mudar o rumo da sua esperança num futuro democrático.

Zeca cantado e contado foi uma iniciativa do Serviço de Bibliotecas do Agrupamento de Águeda Sul, naquela que tem sido a sua missão de promover a cultura, os livros, o apoio ao currículo e a formação para o exercício de uma cidadania consciente e participada.

zeca

zeca1

 

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

Logo do Certificado Prancheta 1

IDEIAS2

oferta 23_24

logo clubes

Crit Aval

Aval.AEAS

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates