AEAS

Comemorações do Dia da Europa na Escola Secundária Marques de Castilho

desfile jpeg

A Escola Secundária Marques de Castilho, em Águeda, comemorou o Dia da Europa com um programa de actividades alargado dinamizado pelo Clube da Europa da escola e que começou logo no dia 8 de maio com um concerto, “Ao Encontro da Música Europeia”, no Cine Teatro S. Pedro, que contou com a presença de cinco Grupos Corais do Concelho e com o Conservatório de Música de Águeda.

No dia 9 de Maio foi formalmente hasteada a bandeira da Europa ao som do Hino da Europa interpretado por alguns alunos da escola. Logo de seguida, alguns alunos do Clube da Europa leram um extrato do discurso de Robert Shumann. Durante o resto do dia aconteceram ainda três palestras, uma da parte da manhã dinamizada por um representante da Comissão Europeia e pelo Jornal Região de Águeda, sobre o tema “Refugiados – Interculturalidade”, e duas da parte da tarde, sobre “Mobilidade Europeia” que decorreram na Biblioteca Escolar da escola, e que foram dinamizadas pelo serviço de voluntariado da Europe Direct da AEVA.

Às 13.00 horas aconteceu, no átrio da escola, um desfile de trajes europeus, em que participaram os alunos do Clube da Europa, e que procurou testemunhar as diferentes culturas de 14 países envolvidos neste momento.

De realçar, ainda, que durante toda esta semana as refeições fornecidas no refeitório da escola estiveram condicionadas à confecção de pratos típicos da gastronomia europeia.

Salienta-se, igualmente, as diferentes exposições espalhadas por diversos locais da escola que pretenderam assinalar esta data e que passaram pela presença das “28 bandeiras da E.U.”, “ A Europa em Miniatura “ com a criação de monumentos representativos de alguns países europeus expostos nos jardins interiores da escola, “O Euro e as suas moedas” e “As línguas levam-nos mais longe” que contaram com a colaboração da Comissão Europeia e, ainda, “As Religiões na Europa”.

Finalmente, estas comemorações contaram também com a colaboração dos comerciantes da Av. Dr. Eugénio Ribeiro que aderiram a esta iniciativa colocando nas respectivas montras uma alusão a um país dos 28 da Europa, elaborada pelo Clube da Europa, criando-se, assim, o “B.I. dos países da E.U”.

coro  jpeg

bandeiras jpeg

palestra 1

desfile jpeg

 

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

Logo do Certificado Prancheta 1

IDEIAS2

oferta 23_24

logo clubes

Crit Aval

Aval.AEAS

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates