AEAS

Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens

foto parlamento jovem 1-2

Pela terceira vez consecutiva e quarta no seu historial de participação, o  agrupamento de Escolas de Águeda Sul foi a única Escola do concelho de Águeda apurada para a sessão nacional do parlamento dos jovens.

Havia apenas cinco lugares disponíveis para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, que decorrerá nos dias 2 e 3 de maio na Assembleia da República, e eram trinta e nove as escolas concorrentes pelo Círculo Eleitoral de Aveiro, tendo o Agrupamento de Escolas Águeda Sul, com sede na Escola Secundária Marques de Castilho, conquistado um deles pelo terceiro ano consecutivo. A tarefa afigurava-se difícil já que a concorrência era muita e o modelo adotado pela Assembleia da República, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Centro, limitava o uso da palavra aos jovens, pelo que nunca como este ano o poder de persuasão e os dotes de oratória foram tão importantes. João Vidal, da Escola Secundária Marques de Castilho, e Margarida Nolasco, da EB 2, 3 Artur Nunes Vidal, em Fermentelos, serão os dignos representantes do concelho de Águeda em Lisboa, onde defenderão o projeto de recomendação do Círculo Eleitoral de Aveiro. A acompanhá-los estarão os representantes do Agrupamento Escolas José Estêvão, em Aveiro, a Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, Oliveira do Bairro, a Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães, Santa Maria da Feira e, finalmente, o Colégio de Albergaria.

A Sessão Distrital decorreu no passado dia 7 de março, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro e os jovens deputados apresentaram as suas medidas para combater o racismo, o preconceito e a discriminação. No fim de um dia de intenso trabalho, o Projeto de Recomendação eleito pelo Círculo Eleitoral de Aveiro reflectia as preocupações dos alunos nesta matéria, destacando-se as medidas de prevenção dos comportamentos racistas em particular e discriminatórios em geral mais do que as de remediação ou punição. Na verdade, foi unânime a aposta na educação e mudança de mentalidades como forma de combater a problemática em discussão.

Caberá agora aos dois deputados do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, incluídos num número muito restrito de escolas eleitas para representar Aveiro, levar o Projeto de Recomendação à Assembleia da República.

foto parlamento jovem 1-2

foto parlamento jovem 2-2

 

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

Logo do Certificado Prancheta 1

IDEIAS2

oferta 23_24

logo clubes

Crit Aval

Aval.AEAS

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates