AEAS

Valorização dos Espaços Verdes da Escola Básica de Aguada de Cima

img 20170524_113738

Foi desenvolvido um projeto, ao longo do ano letivo, de identificação de espécies arbóreas por alunos do oitavo ano. O projeto ficou concluído com a colocação de placas identificativas em árvores da escola.

O que levou ao desenvolvimento deste projeto?

Lígia Matos: A ideia surgiu na sequência de um projeto proposto às escolas por uma ONG para reflorestação do território nacional com espécies autóctones. Pretendia sensibilizar os alunos para a preservação das árvores em geral e das espécies autóctones portuguesas em particular.

O que são espécies autóctones portuguesas e porquê valorizar estas espécies?

LM: São árvores originárias do nosso país, como é o caso dos carvalhos, dos medronheiros, dos loureiros e dos sobreiros. Entre outros benefícios são normalmente mais resistentes e resilientes aos incêndios florestais.

Porquê colocar placas nas árvores?

LM: Não posso pedir a uma criança que cuide da floresta, mas posso pedir-lhe que conheça e cuide de uma árvore. Assim, o primeiro passo para respeitar as árvores como seres vivos, que são também essenciais ao nosso bem-estar, será conhecer as árvores pelo seu nome.

Os alunos participaram no projeto?

LM: O projeto foi direcionado para os alunos. Embora aberto a todos, trabalhámos com duas turmas do oitavo ano. Ensinámos os alunos a observar as diferentes características de cada árvore e a consultar guias de campo para identificar as diferentes espécies. Poder aprender e aplicar o que aprenderam numa aula ao ar livre foi um bónus que muito agradou aos alunos.

Existe na escola uma grande diversidade de espécies?

LM: Por surpreendente que possa parecer, foram identificadas mais de vinte espécies arbóreas. Temos na escola as espécies autóctones que referi anteriormente, além da bétula, da oliveira, da aveleira e do pinheiro-manso, entre outras. Existem também algumas espécies que não são tão facilmente identificáveis para um leigo na matéria. Para isso contámos com a Dr.ª Marina Ascenção, bióloga da Câmara Municipal de Águeda, que abraçou o projeto desde a primeira hora e a quem agradeço a preciosa colaboração na identificação de espécies e na construção das placas. Tivemos ainda a colaboração, na colocação das placas, de um encarregado de educação, Sr. Horácio Marques e da Junta de Freguesia de Aguada de Cima, a quem também agradecemos a ajuda disponibilizada na conclusão do projeto.

fotos projeto arvores

img 20170524_113738

 

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

Logo do Certificado Prancheta 1

IDEIAS2

oferta 23_24

logo clubes

Crit Aval

Aval.AEAS

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates