AEAS

Comemoração do Dia da Europa na ESMC

DE1

Na Escola Secundária Marques de Castilho de Águeda as comemorações do Dia Europa começaram no dia 7 de maio com uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Clube da Europa, da Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu e dos vinhos da região demarcada da Bairrada da Quinta do Barro Soalheiro.

DE2 DE3 Da parte da tarde realizou-se, na Biblioteca da Escola, uma palestra sobre “O Futuro da Europa: Cidadania, Juventude e Diversidade” que tiveram como oradoras convidadas duas deputadas do Partido Socialista: Drª Margarida Marques e Drª Carla Tavares que partilharem a sua visão sobre ”O FUTURO DA EUROPA: CIDADANIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE”. Foi uma sessão bastante participada em que, partindo da história da construção da própria Comunidade Europeia, se chegou à actualidade, reflectindo-se sobre os problemas e desafios que se colocam aos diferentes estados membros no sentido da promoção de uma Europa mais unida, solidária e colaborante, onde todos têm lugar, especialmente os jovens de quem se espera uma cidadania ativa em prol do futuro da União.

No dia 8 de maio foi realizada uma dramatização de uma lenda da região de Águeda, a Lenda da Bicha Moura, dinamizada pela Professora Conceição Dias e pelos alunos do Clube da Europa a que se segui uma atuação das Velhas Guardas do Cancioneiro de Águeda onde o passado se encontrou com o presente para a construção do futuro.

As 28 bandeiras da E.U. foram colocadas no átrio da ESMC e às 9.30h do dia 9 de maio houve o hastear da bandeira ao som do Hino Europeu interpretado pelos alunos do Conservatório de Música de Águeda sob a direcção do Professor Joaquim Vidal. Esteve presente nesta cerimónia a Vereadora da Câmara Municipal de Águeda, Drª Elsa Corga. Da parte da tarde realizou-se uma Visita guiada, pelo Conservador Executivo Dr. Vieira Duque, à Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro onde se procurou promover a ligação à Europa pela arte.

No dia 10 de maio realizou-se um peddy-paper dinamizado pelo SVE do Centro Juventude de Águeda.

Finalmente, até 15 de maio, pode ser vista, no Átrio principal da escola, uma exposição itinerante por ocasião do 60° aniversário dos Tratados de Roma, intitulada “Europa 60 Anos” organizada pelos Parlamento Europeu, Conselho da União Europeia e Comissão Europeia.

Da parte da tarde realizou-se, na Biblioteca da Escola, uma palestra sobre “OFuturo da Europa: Cidadania, Juventude e Diversidade” que tiveram como oradorasconvidadas duas deputadas do Partido Socialista: Drª Margarida Marques e DrªCarla Tavares que partilharem a sua visão sobre ”O FUTURO DA EUROPA:CIDADANIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE”.Foi uma sessão bastante participada em que, partindo da história da construção daprópria Comunidade Europeia, se chegou à actualidade, reflectindo-se sobre osproblemas e desafios que se colocam aos diferentes estados membros no sentidoda promoção de uma Europa mais unida, solidária e colaborante, onde todos têmlugar, especialmente os jovens de quem se espera uma cidadania ativa em prol dofuturo da União.No dia 8 de maio foi realizada uma dramatização de uma lenda da região deÁgueda, a Lenda da Bicha Moura, dinamizada pela Professora Conceição Dias epelos alunos do Clube da Europa a que se segui uma atuação das Velhas Guardasdo Cancioneiro de Águeda onde o passado se encontrou com o presente para aconstrução do futuro.As 28 bandeiras da E.U. foram colocadas no átrio da ESMC e às 9.30h do dia 9 demaio houve o hastear da bandeira ao som do Hino Europeu interpretado pelosalunos do Conservatório de Música de Águeda sob a direcção do Professor JoaquimVidal. Esteve presente nesta cerimónia a Vereadora da Câmara Municipal deÁgueda, Drª Elsa Corga. Da parte da tarde realizou-se uma Visita guiada, peloConservador Executivo Dr. Vieira Duque, à Fundação Dionísio Pinheiro e AliceCardoso Pinheiro onde se procurou promover a ligação à Europa pela arte.No dia 10 de maio realizou-se um peddy-paper dinamizado pelo SVE doCentro Juventude de Águeda.Finalmente, até 15 de maio, pode ser vista, no Átrio principal da escola, umaexposição itinerante por ocasião do 60° aniversário dos Tratados de Roma,intitulada “Europa 60 Anos” organizada pelos Parlamento Europeu, Conselho daUnião Europeia e Comissão Europeia.

 

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

Logo do Certificado Prancheta 1

IDEIAS2

oferta 23_24

logo clubes

Crit Aval

Aval.AEAS

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates