banner 01

banner02

banner03

banner 05

banner 04

  • Crescemos juntos para o sucesso

  • ... aprender na prática ...

  • Interculturalidade e cidadania

  • Experiência, Transformação, Conhecimento

  • Conhecimento com arte

AEAS

Alunos da Marques de Castilho determinam o perímetro da Terra no Equinócio

2018.10 O equinócio de outono em 2018 aconteceu a 23 de setembro, domingo, exatamente às 13:26 horas. Esta foi a hora oficial em que deixámos para trás o verão para dar início ao outono. É o instante preciso em que o sol cruza o plano do equador celeste, o que decorre em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul.

 A palavra Equinócio tem origem latina aequinoctium, o que significa “noite igual” (ao dia) ou seja, os dias que têm diminuído ao longo do verão acrescentando mais tempo à noite, encontram neste dia uma igualdade na duração do dia e da noite. Em rigor, esta métrica só teve lugar no dia 26 deste mesmo mês devido a outras razões físicas de refração da luz solar.

Aproveitando este momento particular, os professores Álvaro Folhas e Flora Leiria na Escola Secundária Marques Castilho convidaram uma turma do Ensino Básico e outra do Ensino Secundário para, no dia seguinte, determinarem o perímetro meridional da Terra, inspirados no método utilizado por Eratóstenes para o mesmo fim, 240 anos antes de Cristo. O princípio é simples: no meio dia solar (momento em que o sol está mais alto), nesta data o sol está perfeitamente aprumado no equador não produzindo por isso sombra numa vara vertical, enquanto noutro local do mesmo meridiano, nesse mesmo instante, uma vara idêntica produzir sombra, facilmente se percebe que isso só é possível se a Terra for curva. Aplicando alguns conhecimentos de Física e de Matemática e Geografia, dessa curvatura denunciada pelo tamanho da sombra, determina-se facilmente a latitude do lugar, a altura do sol e o perímetro da Terra, podendo daqui ser estimados muitos outros parâmetros como a distância ao centro da Terra ou o volume aproximado do nosso planeta.
Assim, munidos apenas de um nível vertical, de um tubo de plástico e de muito entusiasmo, os alunos montaram verticalmente o tubo na expectativa que o sol se apresentasse a descoberto no meio-dia solar, o que aconteceu precisamente às 13:25 horas. O sol brilhou, a sombra foi registada, e o momento era para descobrir agora toda a informação que se escondia nos números.
Aquele simples tubo de plástico com o comprimento de 235 cm, colocado verticalmente ao sol, produziu uma sombra de 208 cm mostrando que a inclinação dos raios solares era de 41,5º, valor que por ser medido neste dia e nesta hora tão especiais, nos dava o valor aproximado na nossa latitude e simultaneamente a altura de 48,5º com que o sol se apresentava naquele momento em Águeda, enquanto que algures no Atlântico, abaixo da Libéria, na linha do equador, o sol estava perfeitamente aprumado. Esse ponto situado a 4512 km no mesmo meridiano em que nos encontramos, permitiu aos alunos chegar ao valor de 39138 km para o perímetro da Terra. Valor que difere apenas em 2,0% do valor de 39942 km tido como verdadeiro, o que atendendo ao facto da Terra não ser perfeitamente esférica, é um excelente resultado.
Esta atividade promovida pelos professores Flora Leiria e Álvaro Folhas, inscreveu-se no Projeto Global “Eratosthenes Experiment”, projeto com a chancela da União Europeia, que contou com a participação de 1512 escolas de 52 países. Segundo Francisco Vitorino, diretor do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, estas iniciativas são de enorme interesse didático porque mobilizam conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, proporcionando aprendizagens significativas, e desenvolvendo competências essenciais aos alunos que nelas participam.

 
 
 

CQualifica

 

MT2

Clicar para aceder

BEpag

bm ma

OPE  Desp. 436-A/2017  Aviso de Abertura

OPEME     OPEAS

Grupo de Observação de Aves (GOA)

birdwatcher-2

Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos - AEAS 

logo

 

ecoescolas

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates