banner 01

banner02

banner03

banner 05

banner 04

  • Crescemos juntos para o sucesso

  • ... aprender na prática ...

  • Interculturalidade e cidadania

  • Experiência, Transformação, Conhecimento

  • Conhecimento com arte

AEAS

Marques de Castilho coordena projeto europeu de educação para a cidadania

 foto

A Escola Secundária Marques de Castilho está coordenar um projeto de educação para a cidadania, apoiado com fundos da Comissão Europeia, sobre o tema da discriminação e dos direitos humanos, que será desenvolvido em dois anos letivos (2018-2020), e destinado aos alunos do ensino secundário de cinco escolas europeias.

 O projeto teve o seu arranque no início do mês de novembro com uma reunião internacional de professores, em Pazar, na Turquia, onde foi definida a estratégia de implementação, disseminação e avaliação do projeto, as atividades e os produtos de aprendizagem a desenvolver e bem como o calendário das mobilidades.

Este encontro permitiu não só cumprir com a agenda de trabalhos, mas também compreender os modos de organização escolar, provar um pouco da identidade turca, na sua dimensão social, religiosa, económica e institucional. O ambiente muçulmano, a economia do chá – região fortemente assente na produção desta planta – o comportamento social e a geografia montanhosa fazem de Pazar uma cidade dinâmica e acolhedora, como qualquer outra cidade do mundo não afetada por
conflitos.
A escola de acolhimento na Turquia, Pazar Fen Lisesi, tem pouco mais de 300 alunos do 9.º ao 12.º ano e confina a sua oferta curricular ao estudo das ciências experimentais e da tecnologia. Os alunos que a frequentam provêm de diferentes partes do país e candidatam-se àquela escola com base nos resultados de exames nacionais, no final do 8.º ano. A escola inclui dormitório para rapazes e raparigas, decorrente do facto de a maioria não ser residente em Pazar.
Além da ES Marques Castilho e Pazar Fen Lisesi, são também parceiras escolas da Lituânia, Roménia e Macedónia. Em conjunto vão dinamizar na sua agenda educativa a pedagogia dos valores humanistas e da cidadania democrática, num contexto social europeu em crescente mudança pela constante mobilidade de pessoas, pelo impacto dos processos de integração, pelas questões multiculturais e pelos conflitos sociais.
Este projeto tem, assim, por objetivo educar os jovens para o diálogo intercultural, para os direitos humanos na diversidade e para uma atitude proactiva na defesa dos valores democráticos a nível nacional e europeu. Os alunos de todos estes países europeus vão começar a desenvolver trabalho de investigação sobre o tema do projeto e preparar-se para partilhar resultados de aprendizagem no próximo encontro europeu que terá lugar na ES Marques Castilho, em fevereiro de 2019.

 
 
 

CQualifica

 

MT2

Clicar para aceder

BEpag

bm ma

OPE  Desp. 436-A/2017  Aviso de Abertura

OPEME     OPEAS

Grupo de Observação de Aves (GOA)

birdwatcher-2

Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos - AEAS 

logo

 

ecoescolas

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates