banner 01

banner02

banner03

banner 05

banner 04

  • Crescemos juntos para o sucesso

  • ... aprender na prática ...

  • Interculturalidade e cidadania

  • Experiência, Transformação, Conhecimento

  • Conhecimento com arte

AEAS

Escola Sec. Marques de Castilho descobre novos asteroides

 IASC-foto

Os alunos do Clube de Ciências da Escola Secundária Marques de Castilho aderiram à campanha de pesquisa de Asteroides IASC (International Astronomical Search Collaboration), promovida em Portugal pelo NUCLIO- Núcleo Interativo de Astronomia em colaboração e coordenado pelo Prof. Patrick Miller da Hardin-Simmons University no Texas.

Descobertas Asteroides são corpos rochosos ou metálicos cujo tamanho varia de alguns metros a vários quilómetros, e encontram-se em órbita ao redor do Sol, predominantemente na Cintura deAsteroides, na região entre Marte e Júpiter. Contudo, como a órbita de alguns asteroides é muito excêntrica, estes aproximam-se periodicamente da Terra merecendo por isso ser identificados e determinada as suas órbitas.

Assim, os alunos do Clube de Ciência, determinados a participar na deteção de novos asteroides, receberam vários pacotes exclusivos de imagens feitas com a maior câmara digital do mundo instalada no telescópio Pan-STARRS (Havai), e investigaram esses dados recorrendo a software especializado de medição de objetos astronómicos (Astrometria) com vista à deteção de asteroides e Objetos Próximos da Terra (NEOs - Near Earth Objects).
Assim, na campanha que decorreu entre 2 e 29 de outubro, estes alunos detetaram 24 novos asteroides, dos quais 6 foram considerados como objetos preliminares, dando assim o seu contributo para o conhecimento do Universo à nossa volta.

Álvaro Folhas, professor desta escola e coordenador do Clube de Ciência, considera que esta experiência permite aos alunos alavancarem uma série de competências científicas e funcionais, que vão da capacidade de análise e avaliação dos dados apresentados, à mobilização e articulação de saberes, à capacidade de trabalhar em equipa, até ao conhecimento do processo científico, para não falar das aprendizagens que decorrem do processo, da sua realização pela descoberta e do desenvolvimento de gosto pela Ciência.
Todas estas competências estão alinhadas com o perfil desejado para alunos do Ensino Básico e Secundário e com as recomendações da OCDE sobre o espírito que deve nortear a Escola dos nossos tempos.

 
 
 

CQualifica

 

MT2

Clicar para aceder

BEpag

bm ma

OPE  Desp. 436-A/2017  Aviso de Abertura

OPEME     OPEAS

Grupo de Observação de Aves (GOA)

birdwatcher-2

Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos - AEAS 

logo

 

ecoescolas

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates