banner 01

banner02

banner03

banner 05

banner 04

  • Crescemos juntos para o sucesso

  • ... aprender na prática ...

  • Interculturalidade e cidadania

  • Experiência, Transformação, Conhecimento

  • Conhecimento com arte

AEAS

100 Horas de Astronomia da Escola Secundária Marques Castilho

 Ob1

Na sexta feira, 11 de janeiro, apesar do frio intenso, mas sob um céu límpido, a noite aguedense proporcionou um excelente espetáculo astronómico aos alunos da Escola Secundária Marques Castilho sob a batuta de Álvaro Folhas, professor da referida escola e membro do NUCLIO- Núcleo Interativo de Astronomia.

Ob2 Esta iniciativa inscreveu-se na comemoração das “100 Horas de Astronomia 2019” que assinala o centenário da União Astronómica Internacional, com comemorações distribuídas por todo o mundo com as quais se pretende também “consciencializar os povos da existência de um século de descobertas astronómicas e apoiar e melhorar o uso da astronomia como
ferramenta para a educação, desenvolvimento e diplomacia”. No nosso país a coordenação do evento ficou a cargo da Sociedade Portuguesa de Astronomia e NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia, estando inscritos 16 eventos, um dos quais esta sessão de observação noturna na nossa cidade.
O local de observação escolhido foi o terraço junto à capela de S. Pedro, nas imediações da Escola, espaço aberto que permitiu uma visão privilegiada sobre uma vasta área da abóbada celeste. Os presentes observaram o relevo e paisagens lunares, com particular destaque para as crateras de impacto. A visita seguiu para Marte, o planeta vermelho, saltando posteriormente para a constelação de Orionte, o caçador, que domina a noite de inverno.
Observaram-se estrelas em fim de vida (gigantes vermelhas) e outras em formação na brilhante nebulosa de Orionte, e foram desvendadas histórias mitológicas associadas às figuras no céu. Observou-se ainda algumas outras constelações em redor como Touro, Auriga, Gémeos, Cão Menor e Cão Maior. Contaram-se muitas histórias e curiosidades e, apesar do frio, os presentes não desarmaram face ao fascínio do evento. Álvaro Folhas, coordenador do Clube de Ciência na Escola Secundária Marques Castilho e dinamizador deste evento, referiu a importância crescente da Escola se abrir à comunidade promovendo eventos abertos ao público que promovam uma literacia científica e uma cada vez maior intervenção dos alunos no meio onde residem, como forma de afirmarem a sua cidadania e adquirirem competências várias nesse processo.

 

EXAMES

Informações / Inscrições / Provas

EQAVET 

garantia qual

CQualif

MT2

Clicar para aceder

BEpag

bm ma

OPE  Desp. Abertura      Propostas OPEAS

OPEME     OPEAS2019

Grupo de Observação de Aves (GOA)

birdwatcher-2

Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos - AEAS 

logo

 

ecoescolas

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates