banner 01

banner02

banner03

banner 05

banner 04

  • Crescemos juntos para o sucesso

  • ... aprender na prática ...

  • Interculturalidade e cidadania

  • Experiência, Transformação, Conhecimento

  • Conhecimento com arte

AEAS

Turma da E.S.M.C. utiliza em tempo real um Observatório Astronómico Profissional no Havai

19 1

No dia 07 de março de 2019, a aula de Física e Química da turma 10A2 da Escola Secundária Marques Castilho foi especial. Recorrendo, em tempo real, ao enorme telescópio Faulkes Telescope North (FTN), os alunos tiveram oportunidade de conhecer a noite Havaiana a partir do Observatório de Haleakala situado a 3055 m de altitude, sobre vulcão oriental de Maui.

10 M16-20190307-RGB3 RGB-M51-20190307 RGB3 A turma começou por procurar a localização geográfica do Havai e a hora naquela latitude, percebendo que as 10 horas de diferença horária relativamente a nós, levavam a que, à hora da aula, fosse ainda noite em Haleakala. Recorrendo ao software Stellarium para ver as coordenadas (AR/Dec) de cada objeto celeste, estabeleceram o alinhamento de objetos astronómicos a visitar para rentabilizar o tempo de observação. Preparado o trabalho, à hora agendada (15:10 horas) a turma acedeu à plataforma de controlo do telescópio, tendo apontado de imediato o telescópio para a constelação da Ursa Maior, região bem conhecida de todos os alunos, tendo aí fotografado a bonita galáxia do Girassol (M63); de seguida visitaram a vizinha Galáxia Whirlpool (M51) que obriga sempre a um registo fotográfico e desta para a galáxia Pinwell (M101). A meia hora que nos tinha sido concedida começava a escoar-se por entre os olhos de toda a gente, pelo que o professor Álvaro Folhas resolveu conduzir o telescópio para a região de Sagitário, região no centro da nossa galáxia, observando o telescópio de grande porte a rodar em direção à região brilhante dos céus à qual se deve o nome “Via Láctea”, (caminho de leite). Aí detiveram-se para fotografar a nebulosa da Águia (M16) onde, no meio de gás e poeira que lhe dá forma, nascem novas e brilhantes estrelas, para de seguida registarem, ali ao lado, o aglomerado globular M28 que concentrava milhões de estrelas dispostas esfericamente agarradas pela gravidade umas das outras.
Os 30 minutos de observação, gentilmente concedidos pelo Faulkes Telescope Project, rapidamente se esgotaram, e a sessão do telescópio deu-se por concluída. Havia que processar este todo material registado, mas isso ficou para o Clube de Ciência na hora seguinte, que conseguiram daí trabalhar a informação a qual resultou em deslumbrantes imagens, mas principalmente ficará gravado de forma indelével a experiência na memória do professor e alunos, animando-os a descobrir o Universo e as leis pelas quais se rege.

 

EXAMES

Informações / Inscrições / Provas

 
 

CQualifica

 

MT2

Clicar para aceder

BEpag

bm ma

OPE  Desp. Abertura      Propostas OPEAS

OPEME     OPEAS2019

Grupo de Observação de Aves (GOA)

birdwatcher-2

Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos - AEAS 

logo

 

ecoescolas

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates