AEAS

Alunos da E B Prof. Artur Nunes Vidal recriam o método utilizado por Eratóstenes para determinar o perímetro da Terra

Ferm

No dia 23 de setembro, segunda-feira, às 08:50 deu-se o Equinócio. Esta foi a hora oficial em que deixámos para trás o verão para dar início ao outono. Às 13h26 (meio dia solar) na linha do Equador, os raios solares encontravam-se perfeitamente alinhados na vertical.

 Aproveitando este momento particular, o professor Álvaro Folhas reuniu os alunos do 7.º ano da Escola Básica Prof. Artur Nunes Vidal, em Fermentelos, para determinarem o raio da Terra e o perímetro terrestre usando para isso apenas uma fita métrica e um cabo de vassoura e a distância ao Equador. 

Assim, inspirados no método utilizado por Eratóstenes 240 anos antes de Cristo, mediram ao meio dia solar (momento em que o sol está mais alto), o tamanho produzido pela sombra do referido cabo de vassoura com um metro de comprimento no instante em que sabiam estar o sol está perfeitamente aprumado no equador. Os alunos depois inteiraram-se sobre o conceito de latitude e longitude (Geografia), perceberam que à hora da medição (meio dia solar) uma vara vertical no Equador não produziria sombra e, a partir da semelhança de triângulos (Matemática) e do comprimento da sombra para a maior altura aparente do Sol (Física) determinaram o Raio da Terra e Perímetro meridional terrestre. Foi assim que estes alunos entraram no Outono de forma interdisciplinar.

Esta atividade interdisciplinar inscreveu-se no Projeto Global “Eratosthenes Experiment”, projeto com a chancela da União Europeia revelando-se de enorme interesse didático porque mobilizam conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, proporcionando aprendizagens significativas, e desenvolvendo competências essenciais aos alunos que nelas participam.

 

 

bandeira potuguesa

CliqueAqui9

SEGURANETAEAS3

EQAVET

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

logo profissionais 

E360 Moodilho SIGE googilho

BE V Final Fundo branco

Clubes Ciência Viva

 PARA MARCAÇÃO DE ATIVIDADES NÁUTICAS: cfdaeas@esmcastilho.pt 

Man Acolhimento

 OPEME   OPEAS2019

 AVISO ABERTURA  | PROPOSTAS 

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates