O objetivo deste projeto é envolver os alunos num conjunto de ações que promovam comportamentos mais amigos do ambiente a uma escala local e global. Os parceiros preparam agora o próximo encontro que terá lugar em maio, esperando concretizar as mobilidades físicas no próximo ano letivo.
Por seu turno, o projeto Erasmus + Setting our minds free from stereotypes - 2018-1-PT01-KA229-047496-1 – chega ao fim, após dois anos e meio de atividade. Neste mês de abril, durante uma semana, os cinco parceiros – Portugal, Turquia, Lituânia, Roménia e Macedónia do Norte – reuniram na plataforma Zoom para cumprir com o último evento do programa, desta vez, tendo por anfitrião a escola Antano Smetonos Gimnazija, em Kaunas, na Lituânia. Cerca de 300 alunos e professores das diferentes escolas/países participaram num programa de atividades que incluía a apresentação de produtos de aprendizagem realizados sobre o tema da inclusão nas escolas. Foi uma mobilidade peculiar pelas circunstâncias do encontro e pelas limitações da comunicação, no âmbito da gestão de grandes grupos; porém, os objetivos deste percurso de aprendizagem informal foram cumpridos. Fica apenas o lamento de não podermos ter podido viajar até Kaunas.
Em jeito de balanço, foram 30 meses de uma construção europeia, onde se identificaram e debateram as causas, consequências do estereótipo e se concluiu que a escola e a educação têm um papel fundamental na erradicação dos fatores que conduzem à discriminação e à injustiça, porque como alguém no grupo rematou “We are all born under the same sun that warms us equally”, que é como quem diz: quando o sol nasce é para todos.