SARAU IMPROVISUS 2023
![]() |
A Escola Secundária Marques de Castilho, Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, no dia 12 de julho, levou a palco, no Centro de Artes de Águeda, o Sarau de encerramento do ano letivo 2022-2023. |
Sob o tema Improvisus, este espetáculo arvorou-se numa viagem-emoção pela arte, numa lição de psicologia que nos faz ter asas, que rasga a solidão, que nos levanta do medo de criar, nos provoca, nos faz ousados! A arte, viagem interior, tudo cruza e interseciona, reorienta o sentido da vida, colorindo-a de esperança tal como registou Sophia de Mello Breyner em “eles não têm asas para voar por cima das coisas más”. Assim, a arte são as nossas asas e ousArte, o nosso rizoma.
Improvisus lançou ao céu uma gaivota e um piano em cujas mãos bateu um coração; trouxe marinheiros-piratas contadores de “estórias” de aventuras rasgadas em gestos sincronizados num bailado de corpos amedrontados e gigantescos. As vozes foram melodias doces, suaves, fortes, profundas e de intensas emoções desde as individuais às corais, apaixonadas. As palavras floresceram em poesia, porque “há poetas que são artistas”, a orquestra brilhou (mesmo sem a batuta de Scarlatti) e a dança brotou na leveza de se ser português que ama e se transcende em “Maria Joana”, abrindo-se ao desejo e à saudade. Fez-se humor, partindo de figuras emblemáticas das artes plásticas, e despediram-se os finalistas. Fechou-se este ciclo letivo recorrendo à mensagem icónica da Guernica, pois urge defender os ideais, denunciar o mal, instalar a esperança e construir a paz.
Agradecemos a todos a jovialidade, a entrega, a alegria e a certeza de sermos escola com alma.
![]() |
![]() |
![]() |