ARMISTÍCIO DE 1918
Alunos do 9.º ano da Escola de Aguada de Cima e Fermentelos lembram o Armistício de 1918 |
![]() |
No dia 11 de novembro faz 105 anos desde o final da 1º Guerra Mundial
A I Guerra Mundial, como todas as outras guerras, trouxe graves consequências, como os milhões de mortos, entre os militares e civis. Os soldados que sobreviveram voltaram da frente de batalha inválidos e cheios de traumas.
A Europa ficou com a economia destruída e a humilhação da derrota da Alemanha juntamente com as sanções que lhe foram impostas deu início ao perigoso regime nazi, de extrema direita, desencadeando a II guerra Mundial.
Hoje em dia, existem guerras, como a guerra da Ucrânia e da Rússia ou a guerra da Palestina e Israel, e infelizmente, hoje, as armas são excessivamente avançadas o que faz com que estas guerras, sejam ainda mais, mortíferas.
Estas guerras podem fazer com que se inicie uma terceira guerra mundial...
Não deixemos que aconteça!
Íris Almeida, Verónica Lopes, Juan Morais, Rafael Carvalho, Kissyla Cândido e João Vinagre 9G
A Memória de 11 do 11 de 1918
11 horas
A Primeira Grande Guerra decorreu entre 1914 e 1918, tornando-se perigosamente mundial e foi no continente Europeu onde, de forma mais trágica, se fez sentir.
A guerra aconteceu devido a inúmeros fatores, como as rivalidades económicas, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Mas teve como colapso o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando e a sua esposa, na Bósnia, em Junho de 1914. Portugal participou da Grande Guerra do lado da Inglaterra e os seus aliados, procurando manter as suas colónias, consolidar o reconhecimento do regime democrático e impedir a perda da identidade nacional.
A guerra estendeu-se por quatro terríveis anos, desenrolando-se em 3 fases. A I fase é conhecida como Guerra de Movimentos (1914), a II fase foi a Guerra das Trincheiras (1915-1917) e, por fim, a III fase, novamente, Guerra de Movimentos ou mundialização do conflito (1918). Acabou com mais 20 milhões de mortos, milhões de feridos e cidadãos traumatizados de todas as formas, sendo um dos momentos mais horríveis e inimagináveis de toda a História.
Em 11/11/1918, às 11h num vagão de comboio a caminho de Versalhes, foi assinado o Armistício que pôs fim à I Grande Guerra. O Armistício foi um tratado que consistia em trazer a Paz para os países Europeus e as regras a cumprir para que esta se mantivesse.
Este dia, conhecido como o Dia do Armistício, tornou-se, então, num dia de memória e homenagem aos soldados e sobreviventes da Grande Guerra. Constitui um dos momentos mais importantes da nossa história, pois além de uma homenagem a todos aqueles que passaram por este desespero, é também um lembrete do quão terrível foi, para que não volte a ocorrer e consciencialize todos nós.
Assim nesta data por todo o mundo, às 11 horas da manhã, dedicam-se os dois primeiros minutos às vítimas, aos sobreviventes, e à reflexão sobre o grande ocorrido.
Deborah Felhaner, Matilde Gaspar, Afonso Faria, Laura Lima e Lara Schalch 9J