AEAS

WORKSHOP TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDA

 IMG-20240215-WA0000

Os alunos do Curso Profissional de Comércio, 11ºE, participaram num círculo de três workshops, realizados em fevereiro, no âmbito da UFCD 7843 - Técnicas de Negociação e Venda, tendo ainda participado as turmas 10E e 11R, tendo em conta a relevância dos projetos.

Foram convidados três profissionais de áreas de negócio diferentes: Sr. Alberto Bastos, CEO da empresa Carmotion, Lda., stand de venda de automóveis; Engª Cristina Seabra, auditora e consultora, especializada em vendas do setor imobiliário – RE/MAX Passion Center, premiada em três áreas: TOP Producer, Angariação e Volume de Negócios; e a Dra. Cláudia Silva, coordenadora da comunicação interna na Câmara Municipal de Cascais, em áreas que vão do ambiente ao empreendedorismo (tem um livro publicado, que ofereceu à biblioteca da Escola Secundária Marques de Castilho (ESMC), e outro em fase de lançamento já em março), responsável pela promoção e coordenação de projetos e eventos de empreendedorismo social e de promoção gastronómica e intercultural.

Os alunos ouviram e observaram, na primeira pessoa, características e valores importantes de um perfil negociador: empatia, trabalho, honestidade, resiliência, proatividade, liderança, capacidade de análise do mercado, adequação da oferta, boa rede de contactos, apetência para correr riscos, aproveitamento das potencialidades tecnológicas, inclusive da inteligência artificial para mais rapidamente interagir com clientes.

O visionamento de dois reels permitiu perceber que nuns produtos, 1 minuto pode ser exagerado e, noutro, 2 minutos pode ser insuficiente, em função do interesse que cada produto consegue despertar no potencial cliente. Ouvimos como um vendedor experiente, que soube criar uma equipa sem preconceitos, conseguiu concretizar uma venda de 70 mil euros que a concorrência perdeu.

O trabalho realizado pelos três profissionais incidiu sobre a pré-venda, as reuniões de negociação e o pós-venda, abrangendo, ainda, técnicas de negociação e venda, estratégias de prospeção de clientes e de vendas, promoção dos produtos e/ou serviços, dinamização das redes sociais, perfil honesto, empenhado e resiliente dos negociadores. Apresentaram, ainda, reels promocionais e dinamização das redes sociais, instagram e facebook, adequando a estratégia ao público-alvo, salientando a necessidade de sair das zonas de conforto, correr riscos e realizar formações diversificadas ao longo da vida, para melhor adequar as soluções às mudanças dos gostos e necessidades do público-alvo.

As aprendizagens complementaram-se eficazmente, permitindo cumprir integralmente os objetivos propostos.

Os profissionais convidados, aceitaram gentilmente o desafio, e disponibilizaram-se para continuar a colaborar com a ESMC, um trabalho de parceria muito interessante e enriquecedor, pleno de aprendizagens práticas.

Alunos e professores envolvidos fizeram um balanço muito positivo dos workshops.

 

IMG-20240215-WA0004 IMG-20240215-WA0005


 

 

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

Logo do Certificado Prancheta 1

IDEIAS2

oferta 23_24

logo clubes

Crit Aval

Aval.AEAS

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates