No passado dia 14, foi apresentado no auditório da ESMC, escola sede, o resultado do processo de autoavaliação e de diagnóstico organizacional do Agrupamento. O processo de autoavaliação desenvolvido ao longo presente ano letivo, ano da agregação da ESMC com os antigos agrupamentos de Aguada de Cima e de Fermentelos, assenta na aplicação do modelo CAF (Common Assessment Framework), uma metodologia simplificada do Modelo de Excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management), que permite aferir a qualidade de uma organização numa perspetiva de melhoria contínua.
Visa, essencialmente promover a melhoria da qualidade da escola e dos seus níveis de eficiência e eficácia, assegurar o sucesso educativo baseado numa política de qualidade, exigência e responsabilidade, incentivar ações e processos de melhoria da qualidade, do funcionamento e dos resultados da escola e garantir a credibilidade do seu desempenho.
O modelo assenta numa estrutura de 9 critérios, a saber: Liderança, Planeamento e Estratégia, Pessoas, Parcerias e Recursos, Processos, Resultados orientados para os cidadãos, Resultados relativos às pessoas, Impacto na Sociedade e Resultados do desempenho chave.
Com um nível médio de participação próximo de 90%, de professores, alunos, funcionários, pais e encarregados de educação e comunidade em geral, o processo de autoavaliação obteve resultados surpreendentes, tendo em conta que passou apenas um ano sobre a constituição do agrupamento. Efetivamente, no conjunto dos nove critérios em análise, verificou-se um grau de satisfação da comunidade superior a 80%, relativamente aos indicadores em análise que procuravam aferir a qualidade do funcionamento das escolas do agrupamento. Foi particularmente evidenciada a cultura de avaliação e de melhoria contínua já instalada; o rigor, a exigência e a qualidade das aprendizagens ministradas e o reflexo disso na melhoria dos resultados escolares; o envolvimento e a abertura do agrupamento ao tecido social e empresarial e à comunidade em geral; o envolvimento dos pais na vida do agrupamento; a atenção prestada à diversidade da população escolar, auxiliando os que têm mais dificuldades e apostando do desenvolvimento das capacidades dos melhores alunos; o modo como os alunos gostam das escolas do agrupamento que frequentam e a ligação que os une aos professores.