AEAS

Divulgação dos resultados de Autoavaliação

No passado dia 14, foi apresentado no auditório da ESMC, escola sede, o resultado do processo de autoavaliação e de diagnóstico organizacional do Agrupamento. O processo de autoavaliação desenvolvido ao longo presente ano letivo, ano da agregação da ESMC com os antigos agrupamentos de Aguada de Cima e de Fermentelos, assenta na aplicação do modelo CAF (Common Assessment Framework), uma metodologia simplificada do Modelo de Excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management), que permite aferir a qualidade de uma organização numa perspetiva de melhoria contínua.

 Visa, essencialmente promover a melhoria da qualidade da escola e dos seus níveis de eficiência e eficácia, assegurar o sucesso educativo baseado numa política de qualidade, exigência e responsabilidade, incentivar ações e processos de melhoria da qualidade, do funcionamento e dos resultados da escola e garantir a credibilidade do seu desempenho. 

O modelo assenta numa estrutura de 9 critérios, a saber: Liderança, Planeamento e Estratégia, Pessoas, Parcerias e Recursos, Processos, Resultados orientados para os cidadãos, Resultados relativos às pessoas, Impacto na Sociedade e Resultados do desempenho chave. 

Com um nível médio de participação próximo de 90%, de professores, alunos, funcionários, pais e encarregados de educação e comunidade em geral, o processo de autoavaliação obteve resultados surpreendentes, tendo em conta que passou apenas um ano sobre a constituição do agrupamento. Efetivamente, no conjunto dos nove critérios em análise, verificou-se um grau de satisfação da comunidade superior a 80%, relativamente aos indicadores em análise que procuravam aferir a qualidade do funcionamento das escolas do agrupamento. Foi particularmente evidenciada a cultura de avaliação e de melhoria contínua já instalada; o rigor, a exigência e a qualidade das aprendizagens ministradas e o reflexo disso na melhoria dos resultados escolares; o envolvimento e a abertura do agrupamento ao tecido social e empresarial e à comunidade em geral; o envolvimento dos pais na vida do agrupamento; a atenção prestada à diversidade da população escolar, auxiliando os que têm mais dificuldades e apostando do desenvolvimento das capacidades dos melhores alunos; o modo como os alunos gostam das escolas do agrupamento que frequentam e a ligação que os une aos professores.

 

 
E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais 

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates