AEASBiblioteca Escolar
«Dormir+ para Ler Melhor» 
 
Resultado de uma parceria entre o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica e o Plano Nacional de Leitura, o projeto «Dormir+ para Ler Melhor»   visa a promoção da leitura, considerando-se a relação dos benefícios que a qualidade de sono de crianças e jovens traz para que leiam melhor e aumentem o seu sucesso escolar.
 
Por esta razão torna-se imprescindível consciencializar os adultos da necessidade de ajudarem as crianças e os jovens a adotarem comportamentos favoráveis à regulação do sono, pelo que os docentes dos estabelecimentos de educação e de ensino poderão inscrever-se em sessões de formação que decorrerão durante o presente ano letivo, em grupos de 15 a 20 formandos, com a duração de 1 dia (sextas-feiras).
 
Está previsto que as mesmas poderão ter lugar nos próximos dias 10/02, 02/03 ou 16/04, dependendo a sua realização de um número mínimo de inscrições e dos locais de origem dos docentes interessados.
 
Será dada prioridade de inscrição aos docentes dos agrupamentos/ escolas não agrupadas que integram a Rede do Projeto aLer+, Todos os docentes interessados devem enviar uma mensagem, até dia 30 de Janeiro, para o seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , indicando no corpo daquela os seguintes dados:
 
Nome e morada da escola - localidade/freguesia/concelho
Email da escola sede / direção
Nome(s) dos professores inscritos
Mail e telefone d (a) professor(a)
Data ou datas em que se inscrevem (10/02, 02/03, 16/04)
 
 

Serviço Biblioteca Escolar em janeiro

 trad14

Desde o início do 2.º Período que a Biblioteca tem sido palco de várias atividades que não só vão ao encontro dos cenários de aprendizagem previstos no currículo, como também procuram tornar os alunos atores do seu percurso académico, oferecendo-lhes a oportunidade de participarem em atividades orientadas para uma formação integral de futuros cidadãos.

Continuar...

 

Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura

Está agendado para dia 11 de Abril a fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura que irá ter lugar na Biblioteca Municipal de Ílhavo e onde participarão as alunas  Bárbara Vilela Santos, Diana Vitalievna Kim e Sofia Luís Neves do 8º D. As obras de leitura são, para a categoria do 3º Ciclo, "A invenção de Hugo Cabret" de Brian Selznick e "Viagem à roda do meu nome" de Alice Vieira. O Regulamento do Concurso da fase Distrital descreve as provas que os participantes  terão que prestar.

(Em anexo está o cartaz alusivo e o Regulamento)

Attachments:
Download this file (CNL_Cartaz.pdf)Cartaz do concurso nacional de leitura 2011/2012 (fase distrital)[Cartaz do concurso nacional de leitura 2011/2012 (fase distrital)]
Download this file (CNL_reg.pdf)REGULAMENTO - Concurso Nacional de Leitura 2011/2012[REGULAMENTO - Concurso Nacional de Leitura 2011/2012]
 

Biblioteca: plano de atividades para famílias

Dando sequência à dinamização de iniciativas dirigidas a pais e encarregados de educação, os serviços de biblioteca escolar do Agrupamento apresentam o plano de atividades 2013/2014 destinado a este público da comunidade escolar. No documento anexo encontram-se as ações previstas, bem como as orientações sobre modalidades de inscrição.

 

A Biblioteca vai à escola

biblioteca vai_escola

Entre 16 e 23 de outubro, a Biblioteca Municipal Manuel Alegre realizou visitas às escolas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento Águeda Sul, dando a conhecer às crianças o Homem das Histórias - de seu nome Malaquias - e a ouvir a lenda “O Lavrador e o Lobo” da autoria de Maria da Conceição Vicente. Além das histórias contadas, foram presenteados com baús cheios de outros livros repletos de aventuras que só eles poderão viver na escola ou em casa.

 

Gémeo Luís: workshop de ilustração

12 gemeo_luis

No âmbito do plano de atividades da Rede Concelhia de Bibliotecas de Águeda, o ilustrador Gémeo Luís estará na Marques de Castilho, no dia 25 de outubro, a dinamizar um workshop de ilustração destinado aos alunos do ensino secundário, no período letivo entre 10:15 e as 13:30, em contexto de sala de aula. 

 

O melhor poema de amor

amor 

Na sequência da iniciativa da BE, que decorreu no âmbito da celebração do Dia de S. Valentim, aqui estão os poemas elaborados pelos alunos que responderam ao desafio proposto e que são os candidatos à melhor poesia de amor. Os textos, identificados por letras, estão a ser sujeitos a uma votação, da responsabilidade dos professores do AEAS que selecionarão o melhor texto. Obrigada pela colaboração.

Clica em continuar para poderes ver os textos.

Continuar...

 

Língua Portuguesa é estrela na Semana da Leitura

Os Serviços de Biblioteca Escolar do Agrupamento divulgam o programa da 8.ª edição da Semana da Leitura 2014, centrada no tema da Língua Portuguesa que comemora os 800 anos do conhecimento de textos escritos em português.
No programa encontram-se iniciativas várias desde encontros com escritores,concursos, leitura diária e, quem sabe, algumas surpresas.

Ver o cartaz e consultar o programa nos anexos.

Attachments:
Download this file (cartaz_SL.png)Cartaz[ ]
Download this file (Programa_SL.png)Programa[ ]
 

Simplesmente Maria

cimg7338 

Integrado no programa cultural da cidade, a Câmara Municipal de Águeda ofereceu aos alunos da Escola Secundária Marques de Castilho a oportunidade de usufruírem de um espetáculo sobre a realidade e as emoções de uma adolescente chamada Maria.

Continuar...

 

Crime ou ato de amor

No dia 21 de maio, os alunos do 10.º B encontraram-se com a jornalista Lucília Galha, na ES Adolfo Portela, a propósito do seu livro "Morte Assistida".

Continuar...

 

LIVRO LIVRE

cimg7414

A propósito dos 40 anos do 25 de abril, foi lançado o projeto Livro Livre. Trata-se de uma obra da autoria do investigador Francisco Bairrão Ruivo, que apela ao espírito da liberdade, convocando leitor a participar numa atividade criativa, como co-autor do livro. 

Continuar...

 

Final Concurso Intermunicipal de Leitura

concurso intermunicipal de leitura

No próximo sábado, 28 de junho, terá lugar a final do Concurso Intermunicipal de Leitura, no cineteatro de Anadia, que contará com a participação do AE Águeda Sul nas categorias 1.º e 2.º CEB e Secundário.

 

Biblioteca Escolar: um mapa de ideias

quem le_pouco
Durante o mês de outubro, mês internacional das bibliotecas escolares, o Serviço de Bibliotecas vai promover um conjunto de iniciativas que visam assinalar a sua missão ao serviço da comunidade: encontro com autores, campeonato de escrita criativa (ver regulamento), maratona de leitura, formação de utilizadores e amostras de leitura diárias.

 

Obstáculo

obstculo

A propósito da comemoração dos 40 anos do 25 de abril, a Rede Concelhia de Bibliotecas propôs às escolas do Concelho a criação de esculturas de grande porte para virem a integrar os espaços da cidade.

Attachments:
Download this file (obstáculo.jpg)Obstáculo[ ]

Continuar...

 

Concurso Intermunicipal de Leitura

cartaz cil_final_

No próximo dia 18 de março, pelas 15 horas, terá lugar a fase concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura, no polivalente da Escola Secundária Marques de Castilho.

Continuar...

 

Anónio Vilhena apresenta...

pic be jpeg

Clicar no anexo para ver o cartaz.

 

AE Águeda Sul: biblioteca para que te quero

 foto rede nacional de bibl.1

No momento em que se celebram 20 anos de Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e se assinala outubro como o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, com o lema “aprende a descodificar o teu mundo”, o Serviço de Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul promove a sua missão no seio da comunidade escolar.

Continuar...

 

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

ms be png

Clique no anexo para ver o cartaz do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

 

Março 2016 - Elos da Leitura

fotos semana da leitura

O mês de março foi dedicado à promoção do livro e da leitura com um vasto programa de atividades coordenado pelo Serviço de Bibliotecas Escolares em colaboração com a Rede de Bibliotecas de Águeda.

Attachments:
Download this file (Fotos Semana da Leitura.jpg)Elos de Leitura[ ]

Continuar...

 

Intermunicipal de Leitura - Fase Concelhia

cil
A Fase Concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura terá lugar no dia 19 de março, pelas 15 horas, na Escola Secundária Adolfo Portela.

Attachments:
Download this file (CIL.jpg)Intermunicipal de Leitura [ ]

Continuar...

 

Notícias das Bibliotecas do Agrupamento

natal be

Natal nas Bibliotecas

Já é natal nas bibliotecas do Agrupamento. Chegaram novos livros de leitura, no âmbito da educação literária e metas curriculares de português do 2.º e 3.º ciclo.

Continuar...

 

Mais computadores na Biblioteca

be

Os Serviços de Biblioteca Escolar informam que, a partir deste momento, a Biblioteca da Escola sede tem à disposição dos seus utilizadores 10 computadores funcionais e com ligação à impressora.

Continuar...

 

Teatro na Biblioteca

pesquisa

No âmbito do trabalho que estão a desenvolver em Oficina de Teatro, os alunos do 8.º B foram à biblioteca pesquisar peças de teatro, a partir das quais tinham que selecionar uma cena passível de ser dramatizada naquelas aulas.

Continuar...

 

Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL)

cartaz cil_obras

Veja o cartaz e consulte o regulamento do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) nos anexos.

 

Águeda Sul trouxe prémios do CIL

cil

Decorreu, no passado dia 28 de junho, no Cineteatro Anadia, a fase final do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Continuar...

 

A Ortografia e o Amor

livro

No âmbito dos concursos promovidos durante a Semana da Leitura, o Serviço Bibliotecas Escolares informa que se encontram apurados os finalistas do Concurso de Ortografia, destinado aos alunos do 9.º e 10.º ano (ver lista anexa).

Attachments:
Download this file (Concurso_Ortografia.pdf)Concurso[ ]
Download this file (livro.jpg)Leitura[ ]

Continuar...

 

Mês das Bibliotecas Escolares

Outubro é o mês escolhido internacionalmente para assinalar a importância das bibliotecas na formação das pessoas. Neste âmbito, dinamizar-se-ão as seguintes atividades: a Biblioteca apresenta-se à família AEAS, leitura de taro na biblioteca, bibliobaú com o Frederico, cinto de segurança, em colaboração a GNR-Escola Segura, para as escolas do 1.º CEB e do Pré-Escolar, Flashmob na biblioteca e o concurso enQUADRA-te. 

O regulamento deste concurso pode ser consultado aqui:


Attachments:
Download this file (Enquadra-te.pdf)Enquadra-te.pdf[ ]
 

ESTRELAS NA TV

estrelasOs alunos do Núcleo do Ensino Especial tiveram os seus 15 minutos de fama na biblioteca, no âmbito do Projeto "um livro, um amigo". Foram Estrelas de TV, um programa sobre famosos que pretendeu fazer-lhes uma homenagem recriando a personalidade e características de cada um

Continuar...

 

Ganha um ipad com a Pordata

A propósito de um concurso da iniciativa de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, alguns alunos do ensino secundário e professores do Agrupamento participaram numa sessão de formação sobre a base de dados estatística Pordata, que permite o conhecimento objetivo do país e dos municípios e a sua comparação com outros países europeus.

Continuar...

 

Dia Mundial da Ciência

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro", disse um dia Albert Einstein. Esta frase vem a propósito do Dia Mundial da Ciência, comemorado oficialmente a 24 de novembro. O Grupo de Física-Química da ESMC decidiu ...  

Continuar...

 

Pág. 1 de 2

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

Logo do Certificado Prancheta 1

logo clubes

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates