AEASBiblioteca Escolar

O melhor poema de amor

amor 

Na sequência da iniciativa da BE, que decorreu no âmbito da celebração do Dia de S. Valentim, aqui estão os poemas elaborados pelos alunos que responderam ao desafio proposto e que são os candidatos à melhor poesia de amor. Os textos, identificados por letras, estão a ser sujeitos a uma votação, da responsabilidade dos professores do AEAS que selecionarão o melhor texto. Obrigada pela colaboração.

Clica em continuar para poderes ver os textos.

Continuar...

 

Língua Portuguesa é estrela na Semana da Leitura

Os Serviços de Biblioteca Escolar do Agrupamento divulgam o programa da 8.ª edição da Semana da Leitura 2014, centrada no tema da Língua Portuguesa que comemora os 800 anos do conhecimento de textos escritos em português.
No programa encontram-se iniciativas várias desde encontros com escritores,concursos, leitura diária e, quem sabe, algumas surpresas.

Ver o cartaz e consultar o programa nos anexos.

Attachments:
Download this file (cartaz_SL.png)Cartaz[ ]
Download this file (Programa_SL.png)Programa[ ]
 

Simplesmente Maria

cimg7338 

Integrado no programa cultural da cidade, a Câmara Municipal de Águeda ofereceu aos alunos da Escola Secundária Marques de Castilho a oportunidade de usufruírem de um espetáculo sobre a realidade e as emoções de uma adolescente chamada Maria.

Continuar...

 

Crime ou ato de amor

No dia 21 de maio, os alunos do 10.º B encontraram-se com a jornalista Lucília Galha, na ES Adolfo Portela, a propósito do seu livro "Morte Assistida".

Continuar...

 

LIVRO LIVRE

cimg7414

A propósito dos 40 anos do 25 de abril, foi lançado o projeto Livro Livre. Trata-se de uma obra da autoria do investigador Francisco Bairrão Ruivo, que apela ao espírito da liberdade, convocando leitor a participar numa atividade criativa, como co-autor do livro. 

Continuar...

 

Final Concurso Intermunicipal de Leitura

concurso intermunicipal de leitura

No próximo sábado, 28 de junho, terá lugar a final do Concurso Intermunicipal de Leitura, no cineteatro de Anadia, que contará com a participação do AE Águeda Sul nas categorias 1.º e 2.º CEB e Secundário.

 

Biblioteca Escolar: um mapa de ideias

quem le_pouco
Durante o mês de outubro, mês internacional das bibliotecas escolares, o Serviço de Bibliotecas vai promover um conjunto de iniciativas que visam assinalar a sua missão ao serviço da comunidade: encontro com autores, campeonato de escrita criativa (ver regulamento), maratona de leitura, formação de utilizadores e amostras de leitura diárias.

 

Obstáculo

obstculo

A propósito da comemoração dos 40 anos do 25 de abril, a Rede Concelhia de Bibliotecas propôs às escolas do Concelho a criação de esculturas de grande porte para virem a integrar os espaços da cidade.

Attachments:
Download this file (obstáculo.jpg)Obstáculo[ ]

Continuar...

 

Concurso Intermunicipal de Leitura

cartaz cil_final_

No próximo dia 18 de março, pelas 15 horas, terá lugar a fase concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura, no polivalente da Escola Secundária Marques de Castilho.

Continuar...

 

Anónio Vilhena apresenta...

pic be jpeg

Clicar no anexo para ver o cartaz.

 

AE Águeda Sul: biblioteca para que te quero

 foto rede nacional de bibl.1

No momento em que se celebram 20 anos de Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e se assinala outubro como o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, com o lema “aprende a descodificar o teu mundo”, o Serviço de Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul promove a sua missão no seio da comunidade escolar.

Continuar...

 

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

ms be png

Clique no anexo para ver o cartaz do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

 

Março 2016 - Elos da Leitura

fotos semana da leitura

O mês de março foi dedicado à promoção do livro e da leitura com um vasto programa de atividades coordenado pelo Serviço de Bibliotecas Escolares em colaboração com a Rede de Bibliotecas de Águeda.

Attachments:
Download this file (Fotos Semana da Leitura.jpg)Elos de Leitura[ ]

Continuar...

 

Intermunicipal de Leitura - Fase Concelhia

cil
A Fase Concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura terá lugar no dia 19 de março, pelas 15 horas, na Escola Secundária Adolfo Portela.

Attachments:
Download this file (CIL.jpg)Intermunicipal de Leitura [ ]

Continuar...

 

Notícias das Bibliotecas do Agrupamento

natal be

Natal nas Bibliotecas

Já é natal nas bibliotecas do Agrupamento. Chegaram novos livros de leitura, no âmbito da educação literária e metas curriculares de português do 2.º e 3.º ciclo.

Continuar...

 

Mais computadores na Biblioteca

be

Os Serviços de Biblioteca Escolar informam que, a partir deste momento, a Biblioteca da Escola sede tem à disposição dos seus utilizadores 10 computadores funcionais e com ligação à impressora.

Continuar...

 

Teatro na Biblioteca

pesquisa

No âmbito do trabalho que estão a desenvolver em Oficina de Teatro, os alunos do 8.º B foram à biblioteca pesquisar peças de teatro, a partir das quais tinham que selecionar uma cena passível de ser dramatizada naquelas aulas.

Continuar...

 

Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL)

cartaz cil_obras

Veja o cartaz e consulte o regulamento do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) nos anexos.

 

Águeda Sul trouxe prémios do CIL

cil

Decorreu, no passado dia 28 de junho, no Cineteatro Anadia, a fase final do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Continuar...

 

A Ortografia e o Amor

livro

No âmbito dos concursos promovidos durante a Semana da Leitura, o Serviço Bibliotecas Escolares informa que se encontram apurados os finalistas do Concurso de Ortografia, destinado aos alunos do 9.º e 10.º ano (ver lista anexa).

Attachments:
Download this file (Concurso_Ortografia.pdf)Concurso[ ]
Download this file (livro.jpg)Leitura[ ]

Continuar...

 

Mês das Bibliotecas Escolares

Outubro é o mês escolhido internacionalmente para assinalar a importância das bibliotecas na formação das pessoas. Neste âmbito, dinamizar-se-ão as seguintes atividades: a Biblioteca apresenta-se à família AEAS, leitura de taro na biblioteca, bibliobaú com o Frederico, cinto de segurança, em colaboração a GNR-Escola Segura, para as escolas do 1.º CEB e do Pré-Escolar, Flashmob na biblioteca e o concurso enQUADRA-te. 

O regulamento deste concurso pode ser consultado aqui:


Attachments:
Download this file (Enquadra-te.pdf)Enquadra-te.pdf[ ]
 

ESTRELAS NA TV

estrelasOs alunos do Núcleo do Ensino Especial tiveram os seus 15 minutos de fama na biblioteca, no âmbito do Projeto "um livro, um amigo". Foram Estrelas de TV, um programa sobre famosos que pretendeu fazer-lhes uma homenagem recriando a personalidade e características de cada um

Continuar...

 

Ganha um ipad com a Pordata

A propósito de um concurso da iniciativa de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, alguns alunos do ensino secundário e professores do Agrupamento participaram numa sessão de formação sobre a base de dados estatística Pordata, que permite o conhecimento objetivo do país e dos municípios e a sua comparação com outros países europeus.

Continuar...

 

Dia Mundial da Ciência

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro", disse um dia Albert Einstein. Esta frase vem a propósito do Dia Mundial da Ciência, comemorado oficialmente a 24 de novembro. O Grupo de Física-Química da ESMC decidiu ...  

Continuar...

 

Resultados Concurso CHERUB

Tânia Santos (7ºB), Raquel Santos (9º C) e Eliana Brandão (9º C)  foram as grandes vencedoras do concurso lançado pela BE. Veja em 'continuar' os pormenores.

Continuar...

 

Serviços de Psicologia e Orientação

(SPO)

Estudar +

 O BOM ALUNO NÃO É AQUELE QUE PASSA O SEU TEMPO LIVRE A ESTUDAR, MAS O ALUNO QUE SABE COMO ORGANIZAR O TEMPO DE MANEIRA A ESTUDAR E A FAZER OUTRAS COISAS DE QUE GOSTA.

 

10ºano

 

Português

 .

Attachments:
Download this file (exercício_decl_regular.doc)exercício_decl_regular.doc[ ]

 

Inglês

.

 

 

12ºano

 

Inglês

.

 

 

Serviços de Psicologia e Orientação

(SPO)

SABER +

 O BOM ALUNO NÃO É AQUELE QUE PASSA O SEU TEMPO LIVRE A ESTUDAR, MAS O ALUNO QUE SABE COMO ORGANIZAR O TEMPO DE MANEIRA A ESTUDAR E A FAZER OUTRAS COISAS DE QUE GOSTA.

Organiza as tuas atividades semanais em função de:

 

Motivação

“Merecem louvor os homens que

em si mesmos encontraram o

impulso e subiram nos seus

próprios ombros

(Séneca)

  • Aprendes mais facilmente e com mais entusiasmo quando estás motivado e interessado, não tendo dificuldades em te concentrares e em raciocinar.
  • Possuis uma série de sentimentos e factores emocionais que reforçam o teu entusiasmo e a tua persistência perante os contratempos normais da vida.
  • Consegues ver no estudo um meio para alcançares os teus objetivos.
  • Estabeleces uma relação entre os teus estudos e os teus interesses pessoais, os teus projetos futuros.
  • Estudas um tema que te interessa pela motivação que depende de ti e consegues com isso bons resultados
  • Obténs satisfação onde outros não a encontram.

  Acredita nas tuas capacidades, no teu trabalho e esforço!

Concentração

A concentração é a capacidade de ter em mente apenas um único pensamento, é a atenção voltada para um único ponto. Estamos concentrados quando temos em mente apenas um único objetivo ou uma única imagem mental.

O que deves fazer para desenvolver a concentração?

  • ADOTA HÁBITOS NO TEU DIA A DIA QUE CONTRIBUAEM PARA TREINARES A CONCENTRAÇÃO;
  • FAZ UMA COISA DE CADA VEZ E QUANDO ESTIVERES A FAZER UMA ATIVIDADE DEVES TER TODA A ATENÇÃO VOLTADA SOMENTE PARA ELA;
  • DEDICA O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO PARA CONCLUIRES UMA DETERMINADA ATIVIDADE E, SOMENTE APÓS A TERES CONCLUIDO, PASSAS PARA UMA PRÓXIMA; E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ TERMINARES O TEU DIA.

MENOR concentração

MAIOR concentração

  • cansaço
  • doença
  • ansiedade
  • sonolência
  • estar mal alimentado
  • Ausência de pausas no estudo
  • Preocupações
  • Antipatia por algumas disciplinas
  • Distrações (ex:TV, rádio, ruídos, jogos,…)
  • Condições físicas inadequadas (falta de luz, posições incorretas,…)
  • Cuidado na escolha do local de estudo
  • Presença de material necessário
  • Estudo alternado de disciplinas “fáceis” e “difíceis”
  • Maior atenção às disciplinas menos favoritas
  • Estudo regular de 30 a 40 minutos,
  • Introdução de pequenas pausas no estudo, retomando-o a seguir
  • Postura física adequada
  • Revisão de todas as disciplinas numa semana
  • Organização de um horário de estudo

Organização

COMO ORGANIZAR O MEU ESTUDO?

Ao longo da semana tens um horário com as tuas aulas, bem como com outras atividades associadas aos períodos de alimentação, explicações, prática desportiva, entretenimento…

Elabora um horário semanal de estudo/Planificação semanal de Estudo:

Dia/Hora

Disciplina

Matéria

(assuntos,…)

Materiais

(manual, nº da lição, textos de apoio)

Atividades

(ler, sublinhar, esquematizar, copiar, resolver)

Observações/decisão

(o que já sei, as dúvidas a colocar ao professor, o que é preciso rever…)

Implementar um Método de Estudo

Pré-Leitura:

  • fazer resumos, destacar títulos, definir objetivos, formular questões a que se pretende responder com o estudo…

Leitura:

  • ler com atenção e detalhadamente….Sublinhar o mais importante (utilizar cores/traços diferentes)

Esquema:

  • elaborar resumo da matéria através da selecção de palavras ou ideias-chave. O esquema é importante porque:
  • contém a matéria condensada;
  • auxilia na compreensão e formulação de ideias;
  • favorece a concentração;

Memorização:

  • Promove a repetição da leitura do esquema;
  • É mais eficaz quando é espaçada no tempo.

Auto-Avaliação:

  • Repete o que aprendeste por palavras tuas
  • Responde às perguntas que formulaste sobre a matéria

Aprendizagem

O estilo de aprendizagem diz respeito ao modo que utilizas para tratares a informação, isto é, a forma como a informação é apreendida, processada e relembrada.

TIPOS DE ESTILOS:

Estilo linguístico – visual:

  • aprendes melhor através das palavras escritas, mapas ou fichas/dossiês de trabalho;
  • relembras melhor o que leste do que o que ouviste

Estratégias: Utiliza diversos materiais escritos. Certifica-te que tiras apontamentos nas aulas.São fundamentais para a tua aprendizagem

Estilo linguístico – auditivo:

  • Aprendes ouvindo. Compreenderás e recordarás melhor palavras ou factos que integraste ouvindo;
  • Aprendes melhor as coisa que ouves do que as que lês;
  • Aprendes melhor se alguém te ler um livro do que se fores tu próprio a lê-lo em silêncio.

Estratégias: Utiliza audição de gravações, recorda a exposição do professor, verbaliza as aprendizagens com colegas ou professores.

Estilo combinação cinestésico/auditivo/visual:

  • Aprendes fazendo, experimentando, implicando-te ativamente. A manipulação de material acompanhada da visualização e audição de números e de palavras terão uma influência positiva;
  • Constróis modelos, esquemas, relembrando melhor o que aprendeste.

Estratégias: trabalho de leitura + resolução numérica + esquemas + escrita + exploração/manipulação + audição/visionamento/cassetes áudio que se relacionam com a tarefa.

Estilo aprendizagem individual:

  • Produzes mais e melhor quando trabalhas sozinho;
  • Aprendes e compreendes melhor quando estudas sozinho do que trabalhando com outra pessoa;
  • Valorizas mais as tuas ideias e pouco as ideias alheias.

Estratégias: Aproveita a biblioteca e outros espaços em que possa trabalhar.

Estilo aprendizagem em grupo:

  • Não produzes tanto trabalho quando trabalhas sozinho do que com colegas ou acompanhado;
  • Dás valor às opiniões e preferências dos outros;
  • Preferes a interação em grupo porque aumenta a tua aprendizagem e a evocação dos conhecimentos;
  • Gostas de estudar com outras pessoas.

Estratégias: Aprendes melhor quando estudas em grupo na troca ideias com outras pessoas

Estilo expressivo – oral :

  • Comunicas facilmente o que sabes. Dizes o que pensas e sentes sem dificuldades. Ao responderes a perguntas fá-lo melhor oralmente do que por escrito.

Estratégias: Participar oralmente na aula, dizendo o que sabes e pensas com calma e sentido de oportunidade.

Estilo expressivo-escrito:

Escreves composições fluentes e respostas completas e elaboradas, mostrando com facilidade os teus conhecimentos.

Incomodas-te com situações de oralidade.

Estratégias: Necessitas de escrever relatos, manter cadernos de notas e outros escritos.

Testes

A ansiedade e o medo são inimigos do sucesso. São normais numa situação de avaliação. Porém, podes moderá-los.

Deves sentir que um teste:

  • serve como informação para te poderes aperfeiçoar e não como punição;
  • é um meio para avaliar a aprendizagem e trabalhar de forma mais concentrada e empenhada;
  • é uma motivação para o estudo (achas que te vais sair bem!);
  • serve para aprender.

Na véspera do teste:

  • faz uma última revisão geral, uma vez que tens vindo a estudar sistematicamente.

Conselhos para o dia do teste:

  • evita estudar ou fazer revisões: pode baralhar-te e tornar-te ansioso;
  • chega antes da hora marcada;
  • escuta com atenção as indicações dadas pelo professor;
  • lê o teste todo antes de começar a responder;
  • lê com atenção cada pergunta e ordena mentalmente a resposta….vai controlando o tempo;
  • Evita demorar tempo com questões mais complicadas, passa para outra. Ou então responde às que consideras mais fáceis, depois continua com as perguntas mais difíceis;
  • mantém a calma;
  • evita o “espírito santo de orelha” porque normalmente conduz a erros;
  • concentra-te na resolução do teu exercício, não é egoísmo dedicarmo-nos a resolver o nosso próprio teste;
  • tenta responder ao teste de uma forma clara e com letra legível;
  • finalmente, revê as tuas respostas. Faz as correcções que achares necessárias e entrega o teu teste.

OS RESULTADOS SERÃO POSITIVOS, SE REALMENTE TIVERES ESTUDADO!

Caderno Diário

O caderno diário é um elemento fundamental para o teu trabalho na sala de aula, por isso deves trazê-lo todos os dias. As disciplinas são diferentes, aconselha-te com o professor sobre qual o melhor modo de organizar o teu caderno. Mesmo assim, qualquer que seja a disciplina, há regra que deves sempre seguir:

  • escreve o nº e o dia da lição;
  • regista o sumário;
  • copia o que for escrito no quadro ou projetado;
  • toma notas dos assuntos importantes falados na aula;
  • anota os trabalhos para realizar em casa;
  • regista as datas das fichas e dos trabalhos.

 

Novidades em Catálogo

 

Biblioteca Municipal Manuel Alegre

 

 

 

 BEAS1

Escola Sede

 

HORÁRIO: 08:30 - 18:00


 

 

 

Aguada de Cima

 

HORÁRIO: 08:30 - 18:00

 

 

 aguada cima

 

 

HORÁRIO: 08:45 - 17:30


fermentelos


Fermentelos


HORÁRIO: 08:45 - 17:30


fermentelos

 

 

Pág. 1 de 2

RP Educacao_Vertical

SELO EQAVET

Exames-gif2

logos

Logo do Certificado Prancheta 1

logo clubes

SEGURANETAEAS3

Livro de Reclamac

XriUh1eL 400x400

E360 Moodilho SIGE googilho

logo profissionais

BARRA 2

padde aeas

QUALIFICA AEAS

pnc

biblioteca

Mnual Ac

Jornal Bateira

Clubes Ciência Viva

Escola amigaC

Selo Escola Saudavelmente

Marcações de Atividades: cfdcaeas@esmcastilho.pt 

Logotipo Turma B2 Traquinas descoberta

 

ecoescolas   

Comenius

image001O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.

 

 Mais informação ...

Escola Virtual

EVLogoEscolaVirtualO projecto escola virtual no AEAS.

 

 

 

 Mais informação ...

20 Aula Digital

leya educacaoO projeto 20 Aula Digital no AEAS.

 

Mais Informações...

Free business joomla templates