Coordenadora Técnica: Célia Maria da Silva Pinho
Horário: 2ª/3ª/5ª e 6ªfeiras: 9:00/13:00 - 14:00/15:30 4ª feiras: 9:00/13:00 - 14:00/16:30 Funcionários: Área de alunos: Isabel Saldanha, Marisol L. Conceição Contabilidade: Tânia Almeida; Área de pessoal: Manuela Morais, Ana Bárbara Silva; Tesouraria: Suzana Tavares; SASE: Carla Pereira, Olga Duarte Inventário: Carla Santos.Escola Sede
Escola Marques de Castilho:
Básica Nº 2 de Aguada de Cima:
Básica Professor Artur Nunes Vidal Fermentelos:
E-Mail das Psicólogas: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
-------------------------------------------------------------------------------------
O que são os SPO?
Os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul são assegurados por duas psicólogas Isabel Gonçalves e Sandrine Bernardes.
Em colaboração com todos os elementos da comunidade escolar e educativa, os SPO tem a missão de intervir para melhorar, isto é, de optimizar e facilitar o processo de ensino aprendizagem, incidindo sobre os aspetos cognitivos, emocionais, comportamentais e sociais com o objetivo geral de promover a saúde mental e prevenir e intervir nas dificuldades vividas no processo de escolarização.
Desenvolve o seu trabalho baseando-se em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico segundo um levantamento de necessidades e de acordo com o Projeto Educativo e a planificação que integra o Plano Anual de Atividades da Escola.
Atribuições dos SPO
Estes Serviços desenvolvem a sua intervenção a três níveis:
Apoio Psicológico e Psicopedagógico, nos termos do ponto 3 artigo 6º do Decreto-Lei nº190/91 (apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das actividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efectiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas).
Orientação Escolar e Profissional, nos termos do ponto 5 artigo 6º do Decreto-Lei nº 190/91 (acções de informação escolar e profissional e de aconselhamento vocacional, apoiando o processo de tomada de decisão e de construção do projecto de vida, principalmente, dos alunos em anos terminais de ciclo/ensino, bem como promovendo a articulação da escola como o mundo das profissões e do trabalho);
Apoio ao desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa, nos termos do ponto 4 artigo 6º do Decreto-Lei nº 190/91 (colaborar, na sua área de especialidade, com outros serviços/projectos da comunidade escolar; bem como, articular a sua acção com outros serviços especializados da comunidade envolvente).
Quem pode recorrer aos SPO?
Podem recorrer aos Serviços de Psicologia e Orientação os alunos, docentes, pais/encarregados de educação e pessoal não docente e outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola e com quem pode haver colaboração ao nível das funções do SPO.
Como pode recorrer ao SPO?
O pedido de Apoio Psicológico/Psicopedagógico pode ser feito pelo Aluno, mediante o contacto directo com a Psicóloga, Direção da Escola, pelo Director/a de Turma ou pelos Pais/Encarregados de Educação, mediante o preenchimento do documento Pedido de Observação Psicológica. Clique no anexo para obter o documento.
Guiões de Estudo
Ver
O projecto Comenuis promove a cooperação e a troca de experiências entre países parceiros.